O XIII Festival da Mata Atlântica de Ubatuba terá sua abertura oficial nesta quarta-feira, dia 22, às 19h, no Museu da Vida Marinha – Instituto Argonauta, na avenida Governador Abreu Sodré, 1067 – Perequê-Açu. A cerimônia contará com rodas de conversa, café e uma apresentação cultural. O evento, que busca promover a conscientização sobre a importância da Mata Atlântica, prosseguirá com uma série de atividades até o dia 8 de junho.
Em continuidade, haverá também a X Semana do Mar, organizada pelo Aquário de Ubatuba, Instituto Argonauta e Projeto Tamar, de 3 a 8 de junho. Essa semana tem como objetivo despertar a consciência sobre as condições críticas dos oceanos e ressaltar a responsabilidade de cada indivíduo em relação aos impactos ambientais.
As atividades do Festival e da Semana do Mar coincidem com diversas datas importantes para o meio ambiente: o Dia da Biodiversidade (22/05), o Dia Nacional da Mata Atlântica (27/05), o Dia Nacional da Educação Ambiental (03/06), o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e o Dia Mundial dos Oceanos (08/06).
“Entre outras importâncias, eu destacaria a da união e da mobilização da sociedade civil e das instituições ambientalistas, no engajamento do cidadão na luta e na construção de políticas públicas que garantam a conservação da natureza, da cultura e das pessoas e também reafirmar o compromisso com esta agenda”, comenta a Presidente da Associação Amigos da Praia do Félix (AMPRAFÉ) e coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Silvia Chile.
A organização do festival envolve o Aquário de Ubatuba, Associação Amigos da Praia do Félix (AMPRAFÉ), Associação Coaquira de Guias de Turismo Monitores e Condutores de Ubatuba, Fundação Pró-Tamar, Fundação Florestal, Instituto Argonauta, Monitoramento Mirim Costeiro e Tamoio de Ubatuba, Prefeitura de Ubatuba (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e conta com o apoio de diversas entidades da sociedade civil, ambientalistas e representantes da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho do Meio Ambiente
Fonte: Secretaria de Comunicação/PMU
Foto: Divulgação/PMU
Comments