Na manhã desta quarta-feira, 21, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta para Ubatuba referente ao risco moderado de deslizamento de massa no município.
O evento pode acontecer devido às chuvas intensas que seguem na cidade desde o início da semana. Em alguns pontos específicos, os acumulados de chuva já ultrapassam os 100 mm nas 72 horas e, em alguns, o índice está prestes a alcançar esse índice.
De acordo com o Cemaden, as áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se por ocupação da população em taludes de corte/aterro, deslizamentos de encostas e queda de blocos. Esta situação associada à precipitação incidente (ou acumulada) e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas.
A previsão meteorológica indica continuidade das chuvas para o decorrer do dia, podendo ocorrer em forma de pancadas. O deslizamento de massa pode causar danos em residências. Por isso, é necessário que a população fique alerta a qualquer sinal de risco, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferenciado. Em caso de situações como essa, a providência indicada é acionar ajuda pelo telefone 199.
Além disso, é importante lembrar que em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar às áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas.
Confira o índice atual com referência em 96 horas:
Lagoinha – 122,65 mm
Perequê-Mirim – 61,98 mm
Lázaro – 94,19 mm
Centro – entre 95 e 97 mm
Itamambuca – 95,23 mm
Ubatumirim – 51,39 mm
Ipiranguinha – 77,28 mm
Fonte e arte: Secretaria de Comunicação/PMU
Comments