top of page

Ubatuba investe na prevenção para salvar vidas nas praias


Ubatuba é reconhecida mundialmente pela sua beleza natural e seu vasto litoral.  As praias atraem turistas estrangeiros e turistas de todos os cantos do Brasil, que apreciam um bom banho de mar. Mas essa opção de lazer pode trazer perigos se não forem tomados os cuidados necessários.


Na temporada de verão, quando as praias ficam lotadas, incidentes e afogamentos no mar tendem a aumentar. Segundo levantamento do Grupamento de Bombeiro Marítmo (GBMar), 800 salvamentos em média ocorrem durante a temporada de dezembro a março –uma média de mais de um salvamento por dia.


Para prevenir esses infortúnios, o Grupamento de Bombeiro Marítmo (GBMar) praticamente dobrou seu efetivo, contratando Guarda-Vidas Temporários, por meio da Prefeitura de Ubatuba (GVT) e bombeiros, por meio do governo estadual.


Outra medida foi aumentar o número de praia de atuação desses profissionais, que passou de seis para treze praias.


Prevenir salva vida


O comandante do Gbmar em Ubatuba, tenente Eduardo Motta, reforçou a importância de o banhista verificar o local que vai entrar no mar, buscar orientação com um guarda-vidas e ficar atento às orientações e advertências sonoras do profissional.

Redobrem a atenção e lembrem-se: bebida alcoólica e praia não combinam, pois potencializa o risco de afogamento. Cuidado ao tirar selfies em costeiras para não escorregar, ali funcionam as chamadas correntes permanentes arrastam para o fundo”, alertou Motta.


Outro ponto destacado pelo tenente foi as crianças. “O Gbmar disponibiliza pulseiras de identificação para os pequenos; além disso, boias e pranchas passam uma falsa sensação de segurança”, complementou Motta.


A recomendação é que os turistas liguem previamente para o Gbmar e consultem qual o melhor local para banho, bem como as praias que estão guarnecidas pelo Corpo de Bombeiros pelo telefone (12) 3833-5373.

 

Confira os dados em Ubatuba


Período 1º DEZ 23 a  31 DEZ 23

Vítimas salvas: 178

Salvamentos: 113

Óbitos por afogamento: 2

 

JANEIRO 2024                       

Vítimas salvas: 11

Salvamentos:6

Óbitos por afogamento: 0


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMU

Foto: Divulgação/PMU

Comments


bottom of page