top of page

São Sebastião recebe chuva de sementes para proteger palmeira Juçara


Nesta quinta (20) e sexta-feira (21), uma chuva de sementes cairá sobre florestas de São Sebastião. A Fundação Florestal lançará, de helicóptero, cerca de seis toneladas de sementes de palmeira Juçara em unidades de conservação de São Sebastião, Caraguatatuba, e pela primeira vez, em Bertioga.


A intenção da operação é aumentar a população da palmeira que é ameaçada pela extração predatória e ilegal do palmito, principalmente, em unidades protegidas de Mata Atlântica nas três cidades.


De acordo com a gestora ambiental, Victória Karvelis, que coordena o programa, a palmeira Juçara é nativa da Mata Atlântica e de grande importância ecológica.


“Ela serve de alimento para quase 70 espécies de mamíferos e aves. Atualmente, a palmeira Juçara é classificada como vulnerável à extinção por conta do resultado histórico de extração ilegal. Por isso, o programa é muito importante para tentar alterar este cenário, fomentando a dispersão aérea de sementes”, completou Karvelis.


Ligada ao Governo do Estado de São Paulo, a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, afirma que as sementes serão lançadas num raio de 120 hectares em três parques estaduais em uma operação que envolve 30 pessoas diretamente, além de órgãos municipais e de pesquisa.


Fonte: Departamento de Comunicação/PMSS

Foto: Divulgação/PMSS

Comentários


bottom of page