top of page

São Sebastião realiza 100 cirurgias de catarata em mutirão neste final de semana


A Secretaria de Saúde (SESAU) da Prefeitura de São Sebastião realizará um Mutirão de Cataratas neste sábado (29) e domingo (30), no Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), a partir das 7h. Serão realizadas 100 cirurgias, 50 em cada dia.


O mutirão será coordenado pelo médico oftalmologista Dr. Glauco Reis Gonçalves. Ele explica que catarata é o nome popularmente conhecido para a cirurgia de facoemulsificação com implante de lente intraocular (LIO) dobrável.


“O objetivo da cirurgia é devolver a visão e, consequentemente, a qualidade de vida aos pacientes que devido à catarata (opacidade do cristalino), não conseguem mais enxergar com a qualidade de antes”, conta o médico.


Todas as pessoas atendidas pelo mutirão são pacientes da rede municipal de saúde, encaminhados pela Central de Regulação da SESAU. A equipe responsável pelas cirurgias é formada por dois médicos, uma enfermeira e quatro auxiliares de enfermagem.


Os últimos Mutirões de Catarata foram realizados em fevereiro deste ano, atendendo 58 pacientes, e em novembro de 2022, com 20 cirurgias realizadas. Segundo o Dr. Glauco, frequentemente surgem novos casos de catarata, o que significa que sempre haverá pessoas aguardando a oportunidade de operar. No entanto, os mutirões têm ajudado a encurtar a espera dos pacientes pela realização da cirurgia.


Fonte: Departamento de Comunicação/PMSS

Foto: Divulgação/PMSS

Comments


bottom of page