top of page

'São Sebastião Construindo Campeões' segue com vagas abertas para formação de atletas de jiu-jitsu


O projeto de jiu-jitsu São Sebastião Construindo Campeões (SSCC) tem utilizado a arte marcial como ferramenta educativa para auxiliar jovens a ter uma qualidade de vida melhor. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 19h30 até às 22h, na Praça Eduardo de Moraes, no bairro Enseada.


A iniciativa conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP) e Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), e tem 60 alunos, sendo 40 adultos e 20 crianças. Para participar do projeto, basta que o interessado compareça nos horários e dias de aula para efetuar a inscrição.


O principal objetivo é auxiliar crianças que sofrem de obesidade infantil a adotarem uma atividade física regular semanalmente. Além disso, os treinamentos proporcionam uma oportunidade para os alunos se desconectarem dos aparelhos eletrônicos e interagirem pessoalmente com outras pessoas, aproveitando os diversos benefícios e aprendizados que o esporte oferece aos participantes.


Um dos fundadores do projeto, Plínio Tadeu Viana, conta que o jiu-jitsu ajudou o filho de ele a ter um condicionamento físico melhor e o levou a vencer o sobrepeso, com isso, o pequeno Plínio Marcos despontou no esporte ganhando vários campeonatos.


“Atualmente, as crianças vivem em frente à tevê, computadores e celulares sem se exercitar em nenhum momento do dia. Meu filho era assim, mas graças ao ‘jiu’, ele se tornou um campeão dos tatames e serve de inspiração para muitas outras crianças da cidade”, comentou Plínio.


Apesar de o foco estar nas crianças, o projeto também atende adultos e busca formar atletas da modalidade para o município, é o que explica o professor Richarlles de Almeida Silva, 31 anos, que ministra aulas no projeto.


“O intuito também é fazer com que os adultos percam os maus hábitos e invista o tempo em serem esportistas. Queremos que tanto os adultos como as crianças conheçam o mundo das competições para seguirem uma carreira e um novo sonho”, completou Richarlles.


Campeonato Brasileiro


Nove lutadores do projeto sebastianense participaram do Campeonato Brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo (CBJJE), no último fim de semana. Os atletas de São Sebastião conquistaram quatro medalhas de bronze, dois ouros e uma de prata, nessa que é uma das maiores e mais importantes do país.


Pedro Félix disputou na categoria adulto azul galo Gi (sem kimono) e No-Gi (sem kimono) e ficou com duas medalhas de bronze. Já Fernando Niedzalkowski lutou na categoria adulto - faixa Branca - peso leve e foi prata no segmento de jiu-jitsu No Gi e ouro no Gi.


Outro atleta que trouxe a medalha de ouro para São Sebastião foi William Roque da Silva, que venceu a categoria master 1 - faixa azul – peso pena com kimono. Plinio Tadeu Evangelista Viana também foi campeão e levou o ouro na categoria master 2 - faixa branca - peso leve.


O último lutador sebastianense que subiu no pódio foi Diogo Rodrigues da Silva, que conquistou o bronze na categoria adulto - faixa azul - peso pena com kimono.


“A equipe do SSCC sempre busca o alto rendimento e possui muitos campeões dentro dos tatames. Agradecemos o apoio da gestão municipal e continuaremos buscando os melhores resultados para a nossa cidade”, finalizou o professor Richarlles .


Fonte: Departamento de Comunicação/PMSS

Foto: Divulgação/PMSS

Comments


bottom of page