top of page

Projeto Vida Leve abre inscrições pra usuários atendidos nas USFs da região central de São Sebastião


A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Saúde (SESAU) e de Esportes (SEESP), está com inscrições abertas para o projeto Vida Leve, que tem como objetivo auxiliar no emagrecimento de pessoas obesas por meio da mudança de hábitos, em especial, reeducação alimentar e exercícios.


As inscrições vão até 4 de agosto ou o preenchimento das 30 vagas disponíveis. Para se inscrever, usuários das Unidades de Saúde da Família (USFs) da região central - Varadouro, Olaria, Itatinga I, Itatinga II, Centro, Pontal da Cruz, São Francisco e Morro do Abrigo - devem comparecer à recepção dessas unidades.


É necessário ter entre 18 e 60 anos e apresentar Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30, o que caracteriza a obesidade. O candidato ao projeto será avaliado e encaminhado pela equipe de saúde de sua unidade.


As atividades terão início em 11 de agosto e acontecerão sempre às sextas-feiras, das 7h30 às 10h, no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz.


Serão conduzidas por uma equipe multidisciplinar envolvendo profissionais da SESAU e SEESP, entre eles médico, educador físico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde. Conta, também, com apoio voluntário da fisioterapeuta e acupunturista, Virginia de Freitas Vieira.


Além de auxiliar no emagrecimento, o projeto Vida Leve visa proporcionar saúde física e mental aos participantes; combater doenças associadas à obesidade, como hipertensão, diabetes, dislipidemia, fibromialgia e doenças osteomusculares; e trabalhar a mobilidade e a autonomia dos pacientes.


O projeto teve início em fevereiro de 2022 e atendia exclusivamente moradores da área de abrangência e cadastrados na USF do Pontal da Cruz. É a primeira vez que será estendido a moradores de outros bairros.


Mais informações podem ser obtidas na recepção das USFs contempladas.


Fonte: Departamento de Comunicação/PMSS

Foto: DIvulgação/PMSS

Comments


bottom of page