top of page

Prefeitura lança programa Edifica para estimular construção civil em Caraguatatuba


A construção civil em Caraguatatuba tem se destacado nos últimos meses com índices positivos de geração de emprego, sendo o setor que mais contrata e também pelo aumento de aprovações de projetos na Prefeitura.


Para estimular cada vez mais o desenvolvimento econômico na cidade, a Prefeitura de Caraguatatuba lançou nesta terça-feira (16), o programa ‘Edifica’, no Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE) da Região Sul.


O encontro contou com a presença de construtoras que estão instaladas em Caraguatatuba e nos municípios vizinhos, empresas prestadoras de serviços nesse setor e autoridades locais para apresentar as alterações do Plano Diretor Municipal e a transformação que a cidade terá nos próximos anos, principalmente no setor da construção civil. O programa também tem parceria com o governo estadual.


A diretora do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) de São José dos Campos, Alexandra Calixto, enfatizou a satisfação de ver uma gestão municipal engajada no desenvolvimento da cidade. “Nosso objetivo é entender a vocação regional, as demandas do município e trazer valor e crescimento para cidade, através das parcerias com Senai e Sebrae”.


O prefeito Aguilar Junior reforça o potencial econômico que Caraguatatuba tem a ser explorado e para isso é necessário criar mecanismos e soluções para que a cidade tenha sempre o melhor a ser ofertado. “Pensando na cidade que cresce todos os dias, criamos um desafio e através deste programa vamos conhecer a realidade das construtoras e buscar qualificação para mão de obra local, sempre com objetivo de fazer o equilíbrio em gerar emprego e renda e fomentar a economia. É Caraguatatuba de A a Z sempre pensando na frente”, destaca.


Em seguida, o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo fez uma breve apresentação do Plano Diretor e as etapas para aprovação de projetos. Também anunciou a criação do serviço para grandes empreendimentos (GE) dentro da secretaria com atendimento preferencial para empresas maiores. “Com diálogo, criamos agilidade na liberação de documentos e atualmente estamos conseguindo entregar os projetos aprovados com no máximo dois dias úteis e nos próximos dias estaremos com 100% de aprovação digital”, contou.


O diretor do CATE, Allan Mattos, reforçou a preocupação da gestão em oferecer mão de obra qualificada e ouviu os empresários nas principais demandas e quais áreas mais encontram dificuldades em contratação. “A partir disso, em parceria com o Estado, vamos trazer cursos de qualificação de acordo com a necessidade do município”.


O encontro também contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar; do presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba, Yuri Bellato; da diretora regional de emprego e renda da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Solange Pereira, e da coordenadora do Senai, Ana Lucia Cursino.


O programa


Foi estruturado em três fases: Fase 1 – apresentação do Plano Diretor e levantamento das demandas do setor da construção civil; Fase 2 – qualificação da mão de obra de acordo as demandas do setor; e Fase 3 – inserção dos trabalhadores qualificados no mercado de trabalho.


A Prefeitura, através do PAT e do CATE, está aberta a escutar todos com a finalidade de captar informações a respeito das demandas do setor da construção civil, além de identificar quais as principais deficiências a respeito de contratação de mão de obra no município e a possibilidade de capacitação dos ajudantes de obras locais a fim de alavancarmos as carreiras desses profissionais que tanto fazem pelo setor.


Serviço

CATE: Avenida José Herculano, 7.495 – Travessão (Subprefeitura Sul), telefone (12) 3882-6170.

PAT: Rua Taubaté, 520 – Sumaré, telefone (12) 3882-5211.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

Comments


bottom of page