top of page

Prefeitura e Institutos promovem ações de conscientização para avistamento responsável de baleias


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com a Defesa Civil de São Sebastião, o Instituto Baleia Jubarte e o Instituto Baleia à Vista, estão realizando aos fins de semana operações de abordagens nas embarcações que estão no Canal de São Sebastião, com o intuito de orientar, educar e conscientizar os apreciadores sobre as regras de avistamento dos cetáceos.


Na ocasião, são entregues folhetos para alertar sobre o turismo responsável de avistagem de baleias, contendo as normas de observação e instruções de como devem agir ao se depararem com uma baleia. No total, já foram feitas mais de 140 abordagens.


As ações acontecerão até o término da temporada de passagens de baleias pelo Canal, prevista para agosto. Todos os anos elas migram para a costa brasileira procurando águas mais quentes e rasas para acasalarem e parirem seus filhotes, com destino final em Abrolhos (BA).


Em junho, o prefeito Felipe Augusto assinou um Termo de Cooperação com o Instituto Baleia Jubarte, que terá sua base no Centro de Informações Turísticas (CIT) para que as orientações possam ser passadas aos visitantes antes de irem ao mar e para conhecimento de moradores.


Para mais informações sobre passeios voltados à avistagem de cetáceos, ligue para a Secretaria de Turismo: (12) 3892-2620 ou acesse www.turismosaosebastiao.com.br/o-que-fazer/observacao-de-baleias.


Confira todas as normas de avistagem de cetáceos no site www.projetobaleiaavista.com.br/.


Fonte: Departamento de Comunicação/PMSS

Foto: Divulgação/PMSS

Comments


bottom of page