top of page

Prefeitura distribui mais de 3 mil livros didáticos para auxiliar no ensino escolar de alunos surdos


A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, iniciou na manhã desta segunda-feira (22), entrega de 3.205 materiais didáticos para auxiliar alunos e professores no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A cerimônia foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Bilíngue para Surdos (EMEFEBS) Profº Ricardo Luques Sammarco Serra, na Praia das Palmeiras.


Caraguatatuba possui na rede municipal de educação, 30 alunos com surdez. Destes, 17 estudam na escola bilíngue Profº Ricardo Luques Sammarco Serra, considerada uma referência na inclusão escolar na região. Os demais alunos estão matriculados em outras unidades escolares do município.


Os materiais didáticos serão utilizados ao longo do ano letivo para que os alunos possam interagir de forma lúdica e aprendam sobre a Libras, além de capacitar os profissionais no que se referem à educação inclusiva em ambientes escolares. Os livros contemplam tecnologia QR Code que possibilita o acesso a vídeo com proposição de estratégias sobre o ensino da Libras.


Segundo a secretária de Educação, Márcia Paiva, o número de estudantes com deficiência auditiva matriculados na rede de ensino de Caraguatatuba cresceu ao longo dos últimos anos e a formação do professor muitas vezes não contempla os conhecimentos específicos para o acolhimento desses alunos. “Diante disso, a Prefeitura investe no material e em capacitações para garantir um ensino de qualidade aos estudantes desde a primeira infância”, explicou.


O prefeito Aguilar Junior agradeceu todo empenho da rede municipal de educação e prova disso, é mais um projeto e compromisso firmado para cada vez mais mostrar que Caraguatatuba é referência na inclusão.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

Comments


bottom of page