A Prefeitura de Caraguatatuba disponibilizou a Central 156 para cadastro dos moradores que foram afetados pelas chuvas e não constam na primeira lista de endereços liberados para o saque calamidade do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
Caraguatatuba foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a ter a liberação do saque por calamidade do FGTS no dia 28 de fevereiro.
Com base em relatórios emitidos pela Defesa Civil, a primeira lista de contemplados foi divulgada pelo município com aval da Caixa Econômica Federal.
Caso algum munícipe tenha sido afetado pela chuva e sua residência não conste na primeira listagem, pode solicitar o pedido pelo 156, informando o endereço completo e bairro.
Após isso, as equipes da Prefeitura de Caraguatatuba farão análise dos dados e se forem validados, a Secretaria da Fazenda insere automaticamente o beneficiário no banco de dados da Caixa Econômica Federal.
O banco só liberou o saque por calamidade do FGTS aos moradores das cidades atingidas pelas chuvas e que constam na lista do Estado como situação de calamidade pública, entre eles, Caraguatatuba.
Segundo a instituição bancária, para realizar o saque basta que o morador possua saldo na conta do FGTS. O valor para retirada é de até R$ 6.220,00 e o pedido será feito através do aplicativo FGTS. O morador de Caraguatatuba deve requerer o saque até dia 21 de maio.
Como fazer
O Saque Calamidade do FGTS é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência.
Para solicitar o Saque do FGTS Calamidade através do APP FGTS, o trabalhador deve seguir os passos a seguir:
– Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”;
– Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
– Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”;
– Selecione o município de sua residência e clique em “Continuar”;
– Escolha uma das opções para receber seu FGTS (Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou sacar presencialmente);
– Faça Upload dos documentos requeridos;
– Confira os documentos anexados e confirme;
– A CAIXA irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.
Para fazer o download do APP FGTS ou para obter maiores informações através do Guia Rápido do APP FGTS, o trabalhador deve acessar o link https://www.fgts.gov.br/Documents/Guia_r%C3%A1pido_APP_FGTS.pdf
Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC
Foto: Arte divulgação/PMC
Commenti