top of page

Prefeitura de Ubatuba divulga situação das chuvas nesta sexta-feira, 26


A situação das chuvas em Ubatuba se mantém, segundo o último boletim divulgado pela prefeitura na quinta-feira, 25.


Na madrugada desta quinta-feira, 25, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) atualizou o alerta para deslizamento de massa em Ubatuba. O comunicado aponta probabilidade de ocorrência do fenômeno, devido aos altos índices pluviométricos, que deixam o solo encharcado – o que favorece a queda de barreiras nas encostas.


Os moradores de áreas de risco devem redobrar a atenção, já que o nível da água continua subindo em algumas regiões da cidade. Os pontos mais atingidos ficam na região central, como os bairros Umuarama, Estufa I, Núcleo Botafogo e parque Vivamar.


Algumas famílias que tiveram suas casas atingidas foram atendidas pela equipe da Defesa Civil e encaminhadas para a Escola Municipal Anchieta e contam com o acolhimento da equipe da prefeitura em situação de chuvas, que englobam as secretarias de Assistência Social, Fundo Social e Educação. Atualmente, são cinco famílias que permanecem na escola: oito adultos e oito crianças. Mais duas famílias (cinco pessoas) também foram retiradas de suas casas, entretanto, foram encaminhadas  para a casa de parentes.

Mesmo com a população ciente, a Defesa Civil continua trabalhando no atendimento a ocorrências e em monitoramento de áreas de risco. Em uma vistoria realizada pela equipe da Defesa Civil na rua principal do Bairro do Bela Vista na madrugada desta sexta-feira, 26, foram constatados indícios de movimentação de massa em um talude próximo a duas residências.


Os moradores que ali residiam foram orientados a sair das suas moradias e se abrigarem em um local seguro. São duas famílias que foram levadas para casas de parentes.


As demais famílias permanecem na escola desde ontem: oito adultos e oito crianças. Mais duas famílias (cinco pessoas) também foram retiradas de suas casas, entretanto, foram encaminhadas para a casa de parentes.


“Graças ao serviço de monitoramento constante da Defesa Civil, conseguimos dar uma resposta muito rápida à população”, afirmou o diretor da Coordenadoria da Defesa Civil, Wagner Lopes


Ocorrências:


*Queda de árvores de porte grande próximas à Cachoeira do Tombador;

*Interdição rua Usina Velha

* Retirada de árvores na rua Usina Velha. Houve danos, com telhas quebradas e forro danificado em uma residência, porém, sem vítimas.


Doações


A Defesa Civil Municipal conseguiu, junto a Defesa Civil do Estado, 25 colchões novos, kits de limpeza, de higiene pessoal e cestas básicas para amparar as famílias desabrigadas. Ainda segundo Lopes,as famílias estão bem assistidas, acolhidas pela equipe da Secretaria de Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade.


Acumulados nas últimas 24h


A média do índice pluviométrico divulgada pelo Estado é de 125 mm nas últimas 24 horas.


Em 96 horas, o bairro Perequê-Mirim é o que apresenta maior nível de acumulado, com 464.04 mm de chuva.


Centro – 125.52mm

Poruba – 118.21mm

Perequê-Mirim – 89.91mm

Estufa II – 69.99 mm


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMU

Foto: DIvulgação/PMU

Komentáře


bottom of page