top of page

Prefeitura de São Sebastião inicia cursos de redação oficial para servidores municipais


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão, vinculada à Secretaria de Planejamento (SEPLAN), em parceria com a Faculdade de Tecnologia (Fatec), iniciou, nesta terça-feira (2), a formação de “Redação Oficial”, um dos dois novos cursos de extensão voltados para servidores municipais.


Com 40 vagas disponibilizadas, o curso “Redação Oficial” tem carga horária de 12 horas e será realizado nos dias 9 e 16 de maio, das 8h às 12h, na Fatec, no bairro Porto Grande. O objetivo é capacitar para a elaboração de documentos oficiais. As inscrições foram feitas pela internet e as vagas preenchidas rapidamente.


A capacitação é ministrada pela professora Soraya Mira Reis, jornalista, especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Linguística Aplicada. Ela falou da importância da iniciativa. “A linguagem administrativa, oficial, assim como qualquer outra linguagem, está sempre em evolução, sendo assim há necessidade de que as pessoas se atualizem sempre. Este é o objetivo do curso”.


Servidores públicos comentaram a participação no curso. Leandro Pires Condé, servidor da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), há dois anos, comentou a abordagem do tema. “É importante para minha atuação dentro da prefeitura, onde o documento faz parte da rotina”.


Eliete Ribeiro dos Santos, monitora na Creche Adriana Vasquez, funcionária há 16 anos na área da educação, dos quais 8 como concursada da Prefeitura, disse que o curso pode ajudá-la agora e no futuro, pois está terminando a faculdade de Pedagogia. “É importante para conhecimento na área em que atuo, atualmente, e no futuro, na Pedagogia”.


Oratória


A segunda formação será sobre “Oratória, a arte de falar bem em público”, que ocorrerá nos dias 23 e 30 de maio e 6 de junho, das 8h às 12h, também com carga horária de 12 horas e limitada a 40 vagas.


O objetivo é promover a desinibição e treinamento para apresentação em público, utilizando técnicas e práticas de oratória, impostação de voz, postura e estruturação do discurso. Ambos os cursos serão ministrados pela professora Soraya Mira Reis, na Fatec de São Sebastião.


O secretário de Planejamento, Daniel César Augusto, destacou as qualificações. "Os servidores públicos são peças fundamentais no atendimento às demandas da nossa população. Por isso, é essencial investir na capacitação e na atualização do conhecimento dos colaboradores. A parceria com a Fatec visa justamente atender a essa necessidade. Estamos trabalhando para formar uma equipe ainda mais qualificada e preparada para prestar serviços de excelência em São Sebastião", destacou.


Fonte: Departamento de Comunicação/PMSS

Foto: Divulgação/PMSS

Commentaires


bottom of page