top of page

Prefeitura de Ilhabela implanta biodigestores em escolas para gerar biogás


A Prefeitura de Ilhabela está realizando um projeto inovador que vai beneficiar as comunidades tradicionais das regiões de Bonete, Castelhanos, Serraria e ilhas de Búzios e Vitória. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com as Secretarias de Educação e Pesca e Agricultura, está implantando Biodigestores nas escolas dessas comunidades, com o objetivo de promover a geração de biogás a partir do lixo orgânico gerado nas escolas e nas comunidades, além de fomentar a educação ambiental e outras disciplinas relacionadas.


Os Biodigestores implantados nas escolas vão transformar o lixo orgânico em gás, que será utilizado nas cozinhas das escolas. Além disso, os alunos das escolas vivenciarão na prática os fenômenos físicos e químicos envolvidos na transformação da matéria orgânica em gás, trazendo uma maneira muito mais prática e real de aprender sobre o meio ambiente e a importância da sustentabilidade.


“Um dos principais benefícios desse projeto é a conscientização ambiental dos alunos e da comunidade como um todo. Eles serão incentivados a praticar a separação do lixo orgânico e a transformá-lo em gás para utilização nas escolas, o que ajudará a reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado do lixo”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Kátia Freire.


A iniciativa é um exemplo de como a tecnologia de biogás pode ser utilizada de maneira sustentável, fomentando a educação ambiental nas escolas e proporcionando inúmeros benefícios para as comunidades.


“Com o objetivo de promover uma cultura sustentável, estamos usando energia fotovoltaica captada do sol e realizando a compostagem de alimentos vegetais para fortalecer nossas hortas. Com a implantação dos kits de produção de biogás nas cozinhas das escolas das comunidades tradicionais vamos promover o uso eficiente dos recursos naturais. Nossa política educacional está alinhada às práticas ambientais e continuaremos a promover essa abordagem durante toda a gestão”, salientou o diretor de Pedagógico Fundamental II, Hamurabi Messedeer, que representou a secretária de Educação Lídia Sarmento durante as vistorias.


A Prefeitura de Ilhabela continua trabalhando em novas ações para a promoção da sustentabilidade e da qualidade de vida dos moradores do município.


Para o prefeito Toninho Colucci a ação faz parte de um conjunto de medidas que a administração está tomando para melhorar a qualidade de vida das comunidades tradicionais e promover o desenvolvimento sustentável do município. “


“Essa iniciativa é um exemplo que pode ser seguido por outras cidades, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a promoção da consciência ecológica entre a população”, finalizou.


Fonte: Assessoria de Imprensa/PMI

Foto: Divulgação/PMI

Comentários


bottom of page