top of page

Prefeitura de Ilhabela divulga campanha de vacinação antirrábica


A Prefeitura de Ilhabela está oferecendo vacinação contra raiva para cães e gatos. O serviço está disponível no posto permanente localizado no Centro de Referência Animal – CRA, na Rua Joaquim Sampaio de Oliveira, 522, Barra Velha. Os telefones para contato são 12-99106-8209 e 12-3895-7229. Além do posto fixo, as ações de vacinação também ocorrem de forma itinerante nas comunidades, garantindo o acesso de todos os animais à imunização.


O CRA reforça a recomendação para a vacinação antirrábica de cães e gatos anualmente como medida de prevenção contra a raiva. Além disso, outras ações também são importantes, como a profilaxia antirrábica humana nos casos que possuem a indicação pré ou pós-exposição ao vírus, diagnóstico laboratorial oportuno, vigilância epidemiológica ativa e a educação em saúde.


Confira algumas orientações importantes para garantir a vacinação adequada de seu pet:

– A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;

– A vacinação é anual;

– Animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação para serem vacinados;

– Ofereça água e alimentação normalmente após a vacinação;

– O banho do pet deve ser normal.


Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães, gatos, roedores silvestres e morcegos, siga as seguintes orientações:


1. Lave o ferimento com água e sabão;

2. Identifique o animal agressor e seu proprietário (cão ou gato) para colher informações sobre o animal;

3. Procure atendimento médico em uma unidade de saúde próxima de sua residência o mais breve possível para receber a conduta adequada ao caso.


A vacinação antirrábica é fundamental para proteger seus pets e prevenir a transmissão da raiva. Não deixe de vaciná-los! Garanta a saúde e bem-estar do seu amigo de quatro patas.


Fonte: Assessoria de Imprensa/PMI

Foto: Divulgação/PMI

Comments


bottom of page