top of page

Prefeitura de Caraguatatuba cria força tarefa e realiza mutirão contra dengue para visitar 7 mil imóveis neste sábado


Neste mês de janeiro, Caraguatatuba já registrou um aumento de 730% nos casos positivos de dengue, em comparação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, foram notificados 86 casos e em 2023, foram 11.


Para conter o avanço da doença, a Prefeitura de Caraguatatuba realiza no próximo sábado (3/2), Mutirão de Combate à Dengue, com a mobilização de 300 pessoas.


A ação faz parte do programa ‘Minha Família Sem Dengue’, e contará com a participação de servidores públicos e voluntários para visitar e orientar as residências da região central, onde há mais registros de focos do mosquito Aedes aegypti.


O Mutirão será realizado das 8h às 13h e prevê que 7 mil imóveis sejam visitados, entre os bairros da Martim de Sá e Jardim Primavera. Os agentes irão conscientizar sobre a importância de manter a casa limpa, livre de criadouros.


Os moradores serão orientados para manter as lixeiras fechadas, colocar areia nos pratos de vasos de plantas, garrafas e baldes virados de cabeça para baixo, pneus limpos e em locais cobertos, caixa d’água sempre fechada e se possível, colocar água sanitária nos ralos, duas vezes por semana, entre outros.


O principal objetivo da ação é fazer com que a população contribua para o controle e redução do número de casos de dengue, principalmente após o período do feriado de Carnaval, onde o município recebe visitantes de vários locais.


“O país vive uma alta da dengue, com mais de 200 mil casos no primeiro mês do ano, com registro de 15 óbitos. Apenas no estado de São Paulo são 11 mil casos. É um problema nacional, mas que pode ser evitado se todos fizeram a sua parte”, destacou o secretário de saúde, Gustavo Boher.


O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, avalia a ação de extrema importância. “Se todos se unirem no mesmo propósito, Caraguatatuba terá uma população mais consciente e com menos registro de casos”, disse.


A Prefeitura conta com o apoio da população para receber as equipes que estarão devidamente identificadas com uniformes e crachás. Neste dia, está autorizado descartar nas calçadas itens inservíveis que sejam possíveis criadouros. A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) irá iniciar o recolhimento na segunda-feira (5).


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

Comments


bottom of page