A Prefeitura de Caraguatatuba está convocando mais 36 candidatos aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal, realizado em 2019 (edital 001). Dos 36 guardas chamados, três são mulheres e dois são pessoas com deficiência (PcDs).
Os convocados, antes de atuarem nas ruas, passam primeiramente por um curso de formação, com carga horária de 640 horas, o equivalente a quatro meses de formação. Após o curso, o grupo está apto a integrar a corporação e trabalhará armada nas ruas da cidade.
Nesse curso, que será ministrado em Caraguatatuba, os futuros GCMs terão aprendizado na área de legislação sobre a atuação das Guarda Civis Municipais (limites e atribuições), instrução de armamento e tiro, noções de direito penal e Lei Maria da Penha, noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e também sobre o Estatuto do Idoso, entre outros assuntos.
Para o coordenador da Guarda Civil Municipal, comandante Hugo Bernardes, a chegada de novos integrantes para a GCM é uma grande notícia. “Podemos dizer que a chegada de sangue novo na Guarda é a oportunidade que temos de intensificar nosso trabalho de levar mais segurança para a população. O aumento do nosso efetivo fortalece nossa capacidade de abranger a cidade”.
O que faz a GCM
A GCM foi implantada em dezembro de 2022 e atualmente é formada por 57 integrantes, que operam uniformizados, com armamentos, viaturas e motos. A corporação trabalha com um total de sete viaturas e seis motocicletas.
São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal; apoiar e construir parcerias com os demais órgãos municipais.
A Guarda atua em conjunto com o Centro de Operações de Inteligência (COI) que apoia o trabalho identificação de veículos clonados, de recuperação de veículos roubados, e também de identificação de pessoas procuradas.
Serviço
Guarda Civil Municipal
Telefone: 153
Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC
Foto: Divulgação/PMC
Comments