A Prefeitura de Caraguatatuba mobilizou uma equipe com mais de 100 colaboradores para atuar nos serviços de limpeza e manutenção das ruas, em resposta aos impactos das intensas chuvas que atingiram o município na madrugada desse domingo (19).
Utilizando caminhões e retroescavadeiras, as atividades continuam em todas as três áreas da cidade, com foco em bairros como Perequê-Mirim, Jetuba, Casa Branca, Massaguaçu, Olaria, Martim de Sá, entre outros pontos. Especificamente no Rio do Ouro, a equipe realiza a retirada do material e deposita em um local provisório no próprio bairro, para depois transportá-lo a uma Área de Transbordo. A medida é para agilizar o trabalho de desobstrução de ruas.
Os colaboradores seguem prestando auxílio na retirada de móveis das vias públicas e ajudando na desocupação de casas, entre outras ações.
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, mais de 200 toneladas de resíduos foram removidas até o momento. A equipe também trabalha na retirada de árvores caídas, desobstrução de valas e na limpeza de rios, a exemplo do Guaxinduba e Itororó, para melhorar o escoamento de água e reduzir os alagamentos.
A Prefeitura de Caraguatatuba e suas secretarias seguem prestando todo o auxílio necessário para as famílias afetadas pelas intensas chuvas. Até às 17h, foram acolhidas em abrigos da Prefeitura pelo menos 34 pessoas, entre adultos e crianças. Além disso, cerca de 200 pessoas ficaram desalojadas e foram para casa de parentes.
O Fundo Social de Solidariedade continua recebendo doações de itens de limpeza, higiene, água potável e vestuário (incluindo roupas masculinas, femininas, infantis, de cama e banho). As doações poderão ser entregues no Centro Esportivo Municipal (CEMUG), situado na Avenida José Herculano, 50, no bairro Jardim Britânia.
Chuvas
A cidade permanece em estado de atenção devido às condições climáticas. Nas últimas 12 horas, foram registrados 232 milímetros de chuva. De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 72 horas, a precipitação pluviométrica atingiu 250 mm, enquanto a média climatológica para todo o mês de fevereiro é de 287,4 mm. As festividades de Carnaval deste domingo (19) foram adiadas.
A Defesa Civil de Caraguatatuba continua atendendo as ocorrências e monitorando as áreas de riscos.
Abastecimento de água
De acordo com a Sabesp, na região norte do Massaguaçu, a distribuição está restrita por conta de assoreamento na captação Mococa. E há equipes trabalhando em outros pontos, de menor gravidade. A Sabesp segue com toda sua equipe no intuito de restabelecer o mais breve possível o abastecimento para a população. Por esse motivo, solicita a colaboração no uso consciente da água nas caixas residenciais.
Transporte público
As fortes chuvas provocaram transtornos em diversos bairros, o transporte público coletivo também foi impactado.
Na região sul, a circulação de ônibus foi afetada na ‘Linha Pegorelli’. Já com relação a Linha Jaraguá, o itinerário foi alterado, por causa de alagamentos na rodovia. A ‘Linha 109 Vapapesca’ também tem o itinerário alterado.
Ainda segundo a empresa Expresso Fênix, foram registradas faltas de pelo menos oito motoristas, que tiveram problemas com a chuva. Em todo o município, a operação foi comprometida em razão desses problemas. A Prefeitura e a empresa estão monitorando as ocorrências para minimizar os impactos no sistema.
Apoio
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, vistoriou diversos locais atingidos pelas chuvas e acompanhou o trabalho das equipes da Defesa Civil, Serviços Públicos e de remoção das famílias.
“Agora temos que dar todo o suporte para as famílias atingidas, seja com atendimento médico, doações, alimentação e amparo”, disse.
O prefeito recebeu ligação do Governo do Estado, através do Secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, que colocou toda estrutura do Estado à disposição do município. Equipes e maquinários estão deslocados para a cidade.
Além disso, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também entrou em contato com Aguilar Junior para colocar o aparado federal para ajudar no apoio às vítimas em Caraguatatuba.
Os prefeitos de São José dos Campos, Anderson Farias, e de Cruzeiro, Thales Gabriel, além de diversos empresários fizeram contato com o prefeito Aguilar Junior oferecendo apoio e ajuda.
Moradores do bairro do Rio do Ouro que estavam limpando suas residências tiveram um almoço oferecido na Escola Municipal Aida Gracioly. A doação para o almoço foi feita pela Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba. Foram pacotes de macarrão, carne moída, salsicha, molho de tomate, sal, óleo e alho.
Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC
Foto: Divulgação/PMC
Comments