top of page

Polícia Municipal de São Sebá recebe treinamento da PRF para atendimento e ações no uso de aeronaves



Policiais Municipais (PMs) de São Sebastião e Guardas Civis Municipais (GCMs) de Caraguatatuba receberam, na sexta-feira (24), um treinamento da equipe de Operação Aerotática (OAT) da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o uso de aeronaves.


Segundo o comandante da Polícia Municipal, André Maciel, a necessidade surgiu após o uso contínuo dos veículos no atendimento às vítimas da tragédia de 19 de fevereiro e auxílio logístico.


“O prefeito Felipe Augusto pediu para que esse treinamento pudesse ser feito de forma que nossa equipe estivesse preparada para missões de emergência”, explicou Maciel.


Os treinamentos teóricos e práticos foram conduzidos pelos OATs Fábio Teodoro de Souza e Rafael Vieira que explicaram aos oito PMs e cinco GCMs sobre algumas peculiaridades na presença da aeronave.


Distância da área de embarque e desembarque, posicionamento correto para entrar na aeronave, atenção aos comandos das equipes, comportamento dentro do veículo foram algumas das instruções passadas aos presentes.


“Todas essas regras são importantes para que não ocorra nenhum tipo de incidente aos operadores e à tripulação em geral”, pontuou Souza.


Após o treinamento teórico na Prefeitura de São Sebastião, as equipes também tiveram a parte prática de onde saíram em voo no helicóptero Agusta AW 119 KX – Koala do heliponto da Marinha do Brasil até o Ginásio Municipal José de Souza Gringo 'Gringão', no Varadouro. Todos os exercícios foram colocados em prática.


Na avaliação do comandante da GCM de Caraguatatuba, tenente Cláudio Dias, o treinamento foi importante para capacitar as equipes no caso de uma eventualidade onde o atendimento precisa ser rápido e preciso. “Com certeza estaremos aptos para desempenhar com técnica e apoio ao serviço que for solicitado”.


Para o comandante André Maciel, a iniciativa permite que as equipes estejam preparadas em qualquer situação. “No ocorrido de 19 de fevereiro tivemos policiais isolados na Costa Sul e foi com apoio de helicóptero que eles foram trazidos para o Centro. E tudo que o operador passou foi importante para lembrar aqueles momentos e as ações de todos”, pontuou.


Fonte: Departamento de Comunicação/PMSS

Foto: Divulgação/PMSS

Comments


bottom of page