top of page

Operação Verão tem início em Bertioga


A Secretaria de Segurança e Mobilidade de Bertioga realizou na segunda-feira (18), a solenidade de boas-vindas aos 183  policiais militares que atuarão na Operação Verão 2023/24. O convênio firmado entre a Prefeitura de Bertioga e o Governo do Estado de São Paulo, também reforça a vinda de policiais rodoviários, guarda-vidas e bombeiros, especializados em salvamento aquático e da brigada contra incêndios.


O encontro ocorreu no bairro do Indaiá, no Alojamento Municipal José Aparecido Ribeiro (antiga Prodesan), cedido pela Administração para hospedar os novos agentes, incluindo o custeamento de alimentação e consumos da instalação. A primeira etapa da Operação Verão ocorre entre 18 de dezembro e 5 de fevereiro de 2024 e, a segunda, de 6 a 23 de fevereiro de 2024. Durante a temporada serão quase 400 homens e mulheres atuando na segurança das ruas e praias de Bertioga, somadas as forças policiais mais o efetivo de guardas civis municipais (GCMs).


Com a chegada dos novos pelotões, o Estado também disponibiliza mais viaturas para as rondas. A estrutura deste ano inclui 20 veículos, entre carros e motos, 16 quadrículos e 32 bicicletas, que servirão para patrulhamento ordinário e operações especiais como a Romo (Rondas Ostensivas com Motos).


“É o maior quantitativo recebido por nós até hoje. A estrutura de segurança que Bertioga merece e precisa para atravessar pelo verão, proporcionando tranquilidade aos moradores e aos visitantes, turistas e veranistas”, ressaltou a secretária de Segurança, Thalita Walperes. Ela ainda destaca que, “ao término da Operação, em meados de março, nós já teremos a integração dos novos guardas para dar continuidade a esse trabalho reforçado. Hoje são 168 candidatos em fase de treinamento”.


De acordo com a secretária, as forças municipais da GCM atuarão em locais de grande fluxo, como praias e pontos turísticos, além de áreas de interesse estratégico da Secretaria de Segurança. Para auxiliar, as mais de 800 câmeras ligadas ao Centro Operacional de Imagens de Bertioga (COIBE), estarão servindo como mapas de calor para ações conjuntas das polícias militar e civil.


SEGURANÇA NAS PRAIAS


Na última sexta-feira (15), a Pasta também promoveu a formatura dos novos Guarda-Vidas Temporários (GVTs) que atenderão as praias do município. Bertioga recebeu 83 profissionais selecionados no processo seletivo do Estado e da Prefeitura. Todos aprovados em curso de formação e treinamento realizado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).


A nova gama de profissionais entra para reforçar o atendimento durante a temporada e deve atuar ao longo dos 33 quilômetros de praias próprias para o banho de mar, que oferecem momentos de lazer e a prática de vários esportes. As praias se dividem em Enseada, São Lourenço, Itaguaré, Guaratuba e Boracéia.


Na ocasião, o Chefe do Executivo, prefeito Caio Matheus parabenizou a prestação de serviços e ressaltou os investimentos municipais em estrutura de trabalho. “Nós estamos construindo o novo prédio para receber vocês, espaço maior, com infraestrutura moderna e bem localizada, para dignificar o trabalho de vocês”, afirmou.


A nova base com 1.776,41 m² fica na Rua Jorge Ferreira e será vizinha da antiga sede do GBMar. A construção está a menos de 100 metros de distância da Praia da Enseada, na área central de Bertioga. Uma região privilegiada que mantém proximidade com a Praia Branca, de Guarujá.


Fonte: Assessoria de Comunicação/PMB

Foto: Divulgação/PMB

Comments


bottom of page