top of page

Nadadora veterana da equipe de São Sebastião participa de etapa do BISA



As nadadoras Henriana Lacerda, 51 anos, e Fabienne Guttin, 68 anos, participaram do evento Big Island Swimming Association (BISA) 2023, nesta última sexta-feira (27), em Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Henriana faz parte da Equipe Cardume que representa o município em várias competições por tudo o Brasil.


Nadadora desde os oito anos de idade, Henriana, começou participando de provas de nado nas piscinas de Fernandopolis, município localizado no noroeste do estado de São Paulo.


“Nadei na equipe do Pinheiros nos anos 1990, também em piscina. Quando comecei a nadar no mar, me apaixonei pelos oceanos. Não tenho títulos significativos, mas nado por amor, por terapia e pela minha qualidade de vida”, disse a atleta.


Para ela foi uma experiência única e de muita coragem, pois a prova de revezamento foi de 16k e na categoria Master. “Poder nadar no BISA foi uma honra e revezar com a Fabiene Guttin 68 anos, um privilégio. Além de tudo, fomos acompanhadas por Samir Barel, uma grande referência brasileira em natação de águas abertas”, completou Henriana.

A importância da categoria Master no nado

O nadador da categoria Master necessita de um ambiente perfeito e de uma boa estrutura para a prática da modalidade. Quando os âmbitos são atendidos e o atleta se vê em um lugar extremamente prazeroso, o ganho é enorme e perceptível. A saúde se fortalece, como a força e motivação.


A natação master é uma ótima escolha para quem busca praticar um esporte amador e se manter longe do sedentarismo. De acordo com especialistas, a atividade movimenta todos os membros do corpo e faz bem, principalmente, para quem tem doenças respiratórias, como bronquite e sinusite.

BISA

A BISA nasceu como um dos maiores eventos de ultramaratona aquática do mundo e por este motivo é a mais nova empreitada para os amantes de provas em águas abertas. O Circuito conta com cinco desafios no formato solo e revezamento, todos sem neoprene, onde os atletas agendam a sua janela de nados durante o ano todo.


“Foi tudo maravilhoso! A segurança e organização da prova estão de parabéns. Não tem como não afirmar o quanto foi completa essa experiência inesquecível. Obrigada a todos!”, complementou Henriana.


Fonte: Departamento de Comunicação/PMSS

Foto: Divulgação/PMSS

Comments


bottom of page