top of page

Munícipio de São Sebastião é finalista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade



O município de São Sebastião é finalista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial do Turismo e o Ministério do Turismo.


O prêmio é o principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil – tendo como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade às iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.


O município chegou à final tendo como tema da iniciativa “Turismo de Base Comunitária valorizando a cultura caiçara”, após criteriosa avaliação e pontuação realizadas pelos jurados. Foram 89 inscritos, sendo que 27 iniciativas se classificaram para a final, sendo avaliados nos critérios “Abordagem sistêmica em sustentabilidade”, “Turismo sustentável – relevância para o negócio + desenvolvimento local”, “Inovação” e “Abrangência do impacto e replicabilidade/escalabilidade”.


A cerimônia de premiação acontecerá paralelamente à Convenção Braztoa, no dia 3 de dezembro, em Campo Grande (MS).

Turismo Sustentável e Social


Enaltecendo o Turismo Sustentável e Social no município, São Sebastião criou a primeira Lei de Apoio ao Turismo de Base Comunitária do Estado; realizou a capacitação “Turismo de Base Comunitária (TBC) – Orientador de Visita”, desenvolvida pelo SENAC; e apoiou o projeto Rota Caiçara, que consiste em um passeio de barco, com saída da praia de Boiçucanga, valorizando a cultura caiçara. O trajeto percorre ainda pontos como o cerco flutuante - onde é explicada a arte da pesca – e a Ilha dos Gatos.


O projeto conquistou o Prêmio Internacional Passaporte Aberto da Organização Mundial de Jornalismo de Turismo, na categoria Empreendedor Turístico Comprometido.


Além disso, a Prefeitura também apoia projetos como o Rota Caiçara da praia de Maresias; o grupo Fandango Alegria; auxilia no desenvolvimento de roteiros turísticos com pontos de saídas dos Ranchos, como a Fazenda de Mexilhões da praia da Cigarras; e apoios culturais incluindo o Grupo Folia de Reis, Artesanatos identitários, Casa Caiçara, entre outros.

Comments


bottom of page