Uma estimativa com base nas câmeras de monitoramento que ficam nas entradas de Ubatuba devido à cobrança da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), aponta que de fevereiro a julho, quase 700 mil veículos visitaram a cidade.
Desse total, 270.205 possuem placa da cidade de São Paulo. Em seguida, o maior número de veículos é com placas de Belo Horizonte, entretanto, supõem-se que a maioria seja de locadoras de automóveis. Em terceiro lugar, vem a cidade de Taubaté, com 78.614.
De acordo com a empresa Ecoubatuba, responsável pela cobrança no município, o registro de dados estatísticos precisos sobre a origem dos turistas que visitam a cidade é inédito.
O município também tem registrado a visita de turistas estrangeiros. Entre final de dezembro e começo de janeiro, o Centro de Informações Turísticos (CIT) recebeu 20 pessoas oriundas de outros países – 12 Argentina, quatro da Suíça, três dos Estados Unidos e um da França.
Ajude a melhorar o Turismo em Ubatuba
Visando melhorar o serviço turístico oferecido por diversos setores do trade turístico da cidade, a Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur) possui um formulário que alimenta o Observatório Municipal do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas que analisa o comportamento do turista no município, colhendo informações que possam contribuir para o desenvolvimento do setor.
Além disso, por meio dele é possível identificar melhor questões referentes à oferta e demanda turística, dando suporte ao planejamento, gestão e monitoramento do setor, além de disponibilizar dados e indicadores para instâncias governamentais superiores, instituições de ensino, imprensa e investidores, contribuindo com tomada de decisões e captação de recursos.
Para participar, basta o interessado preencher um formulário que pode ser acessado por meio de link de formulário Google – https://forms.gle/W7PQHivnjQgqqnx89 ou por QR-Code. Neste segundo caso, a Setur disponibiliza o QR Code da pesquisa em diversos pontos turísticos, empresas e comércios da cidade.
Fonte: Secretaria de Comunicação/PMU
Foto: Arte divulgação/PMU
Comments