top of page

Levantamento do Instituto Sou da Paz mantém São Sebastião como a cidade mais segura do Litoral Norte


Estudo divulgado pelo Instituto Sou da Paz com análise do Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV) aponta que o município de São Sebastião apresentou uma melhora em relação à segurança em 2022 quando comparado com 2021. Do Litoral Norte, das cidades com mais de 50 mil habitantes, é a que está melhor pontuada.


O IECV analisa crimes contra a vida (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro), e crimes patrimoniais (roubos -outros, roubos – veículos e roubos – carga). Esses dados são compilados a partir dos números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP).


Conforme o levantamento, que em 2022 teve uma nova dinâmica, com indicadores específicos para 12 municípios do Litoral Paulista, visando ter um Raio-X das ocorrências durante e pós-temporada de verão, quando o fluxo de pessoas praticamente triplica, a posição de São Sebastião também é de destaque.


Isso porque, em 2021, quando comparado com o IECV geral e o IECV Litoral, a posição e São Sebastião foi, respectivamente, 11ª e 14ª. Já em 2022, passou para 20º e 22º lugar. Quanto mais longe dos das primeiras colocações, menor o índice de violência, conforme o Instituto da Paz.


Para melhorar cada vez mais a segurança no município, a administração pública tem investido no setor. Prova disso, é o sistema de monitoramento na cidade que conta com mais de 1.500 câmeras, das quais 592 estão estrategicamente localizadas em prédios públicos como escolas e unidades de saúde, ao longo do município, especialmente nas divisas com Caraguatatuba, ao norte, e Bertioga, ao sul.


O comandante da Polícia Municipal de São Sebastião, André Maciel, explica que essas câmeras formam a chamada ‘Muralha Eletrônica’, ou seja, cada veículo que passa por ela, tem sua placa lida no Centro de Operações Integradas (COI). “São 12 câmeras OCRs pela cidade e se houver qualquer apontamento, como fruto de roubo, furto, de foragido, o sistema aponta e nossos policiais são acionados para fazer a abordagem”.


O prefeito Felipe Augusto também tem investido na aquisição de equipamentos com armas de porte longo, 9mm, e viaturas, além de investimentos em capacitação e criação de inspetorias que setorizam o atendimento. “Para 2024, vamos investir ainda mais na nossa segurança pública, mantendo São Sebastião como a cidade cada vez mais segura para a população e para quem vem nos visitar”.


Fonte: Departamento de Comunicação/PMSS

Foto: Divulgação/PMSS

 

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page