top of page

Ki-Fogo é a campeã do Carnaval São Sebastião 2024


O Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Ki-Fogo, do bairro Pontal da Cruz, sagrou-se a grande campeã do Carnaval sebastianense. A premiação ocorreu na terça-feira (13), no palco do Carnaval São Sebastião 2024.


O desfile das agremiações foi realizado na segunda-feira (12), com o Bloco Afoxé ‘Ilê Un Zambi’ que fez a ‘lavagem de rua’. O babalorixá Ataualpa de Figueiredo Neto e o grupo benzeram a passarela do samba para a vinda das escolas.


A primeira a desfilar foi a X-9 do Litoral Norte, do bairro Canto do Mar, na Costa Norte da cidade. Fundada em 1993, apresentou o samba enredo ‘Sábios Insanos, Loucos, Gênios da Criação’.


O GRES Sol da Vila Amélia foi a segunda a entrar na avenida, com o samba ‘Oh, Divina Luz’. A Sol da Vila, em 2014, era um grêmio recreativo cultural. Em 2017 entrou na categoria de escola de samba.


A terceira escola a sacudir a passarela do samba foi a Acadêmicos de São Francisco, criada em 1991, com o enredo ‘Magia da Sorte’.


A última a desfilar foi a Ki-Fogo. A escola fundada, em 1978, apresentou o samba enredo ‘O dia em que a terra chorou’, uma lenda antiga de que um pajé previu um desastre climático, em que o planeta Terra choraria.


O tema é uma alusão às fortes chuvas que atingiram a cidade e causaram a morte de 64 pessoas, em 19 de fevereiro de 2023, um sábado de Carnaval.


Ana Paula Borges, presidente da escola de samba Ki-Fogo, emocionou-se ao falar da premiação. “O samba enredo era um risco, porque a gente não tinha certeza se o público aceitaria ou não, pois foi uma crítica a nível mundial pela destruição ecológica causada pelo homem, mas a aceitação foi imediata e nós mostramos a realidade triste que a tragédia nos causou, mas também a esperança, a superação, o amor e a solidariedade entre nós, povo brasileiro e o mundo”, afirmou Ana Paula.


“Estou muito feliz pela vitória da minha escola do coração. É inexplicável desfilar. Integrei a comissão de frente. Foi demais”, comentou Helena Soares.


O vice-prefeito Reinaldinho Moreira, com o presidente da Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas (ASEC), Daniel Rocha, entregaram o troféu de campeã à presidente da escola Ki-Fogo, Ana Paula Borges. A premiação contou com a presença da corte carnavalesca.


“Eu fiz questão de desfilar em todas as escolas de samba. Todas as agremiações são vencedoras. Uma escola puxa a outra na evolução. Parabéns à Ki-Fogo por este Carnaval diferenciado e especial”, disse Reinaldinho.


O desfile das escolas de samba foi uma realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass).


Apuração


Confira a apuração na íntegra pelo link: 


Classificação


1º lugar: Ki-Fogo do bairro Pontal da Cruz - 179,9 pontos

2º lugar: Acadêmicos de São Francisco - 179,3 pontos

3º lugar: Sol da Vila Amélia - 178,8 pontos

4º lugar: X9 do Litoral Norte do bairro Canto do Mar - 172,2 pontos


Fonte: Departamento de Comunicação/PMSS

Foto: Divulgação/PMSS

Comments


bottom of page