top of page

Justiça concede liminar para retirar moradores de áreas de risco em São Sebastião



A Prefeitura de São Sebastião informa que, a Justiça de Caraguatatuba concedeu liminar para que as famílias que ainda vivem nas áreas de risco possam ser removidas para abrigos. O pedido foi apresentado pela Procuradoria Geral do Estado de São Paulo e o município.


A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (22) pelo Governador Tarcísio de Freitas, que permanece na região acompanhando o trabalho de salvamento, resgate e acolhimento das pessoas atingidas pelas fortes chuvas em São Sebastião.


A Prefeitura e Estado destacam que será levado assistentes sociais para convencer a pessoa a sair de forma voluntária, para receber todo o atendimento e suporte necessário nesse momento. "Só em último caso, a gente vai fazer a remoção compulsória”, explicou o governador de São Paulo.


Um gabinete de crise foi criado em São Sebastião para monitorar todo o trabalho de reconstrução de acessos aos bairros mais atingidos, distribuição de ajuda humanitária, desobstrução das vias, avaliação e reparos para restabelecimento do abastecimento de água, energia elétrica e telefonia. Atualmente, mais de mil profissionais estão trabalhando nessas áreas.


É importante destacar, que a medida tem caráter preventivo e provisório, devendo cessar assim que a situação climática esteja mais favorável. “Convém alertar que o direito à moradia não pode superar os direitos à vida, à saúde e à segurança”, cita o juiz em sua decisão.


Fonte: Departamento de Comunicação/PMSS

Foto: Divulgação/PMSS

Comentaris


bottom of page