top of page

Ilhabela promove Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias neste sábado


No terceiro sábado do mês de setembro é realizado no mundo inteiro o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, um evento que mobiliza voluntários para o recolhimento do lixo que poluem as águas marinhas e fluviais. Neste ano as ações ocorrem no sábado (16) e serão realizadas das 8h às 13h nas praias do Perequê, Praia Grande e no Parque das Cachoeiras.


O evento, que será coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é aberto e qualquer pessoa pode ser voluntária, basta ter disposição para recolher o lixo descartado incorretamente e ter alguns cuidados básicos de segurança. Alunos da rede municipal de ensino, mergulhadores e membros de organizações preservacionistas já confirmaram participação.


Antes de iniciar a coleta dos resíduos está prevista uma oficina de alongamento para os voluntários nos três pontos da ação. Depois das 12h tem exposição do material recolhido e uma reflexão conjunta sobre o montante de lixo descartado incorretamente e os riscos que os materiais encontrados oferecerem aos animais e à natureza.


Está confirmada ainda exposição dos materiais educativos do Projeto Ilhabela Sem Bitucas, Controle de Vetores de Ilhabela, Instituto Argonauta, do Viva Instituto Verde Azul e demais parceiros. A praia do Perequê recebe ainda o projeto “Se liga no Lixo!” com a apresentação da peça teatral “Amar o Mar”.


Origem do movimento


O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é realizado no mundo todo desde 1975 e promove a conscientização ambiental, preservação dos recursos hídricos e a correta destinação do lixo. A ação coletiva começou em 2008, na Estônia, quando cerca de 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país em cinco horas de ação conjunta. O movimento se espalhou e hoje está presente em mais de 190 países. No Brasil, a organização Limpa Brasil estima que foram recolhidas mais de 610 toneladas de resíduos em 2022.


Confira algumas dicas para participar:


– Use filtro solar;

– Nas cachoeiras e praias use repelente para espantar os borrachudos;

– Leve uma garrafinha de água para hidratação;

– Use luvas para recolher o lixo (Luvas, baldes e coletes serão entregues nos pontos da ação);

– Não recolha animais mortos ou materiais hospitalares. Caso os encontre, chame a equipe da organização.


Fonte: Assessoria de Imprensa/PMI

Foto: Divulgação/PMI


Commentaires


bottom of page