top of page

Ilhabela inicia Vacinação contra Influenza nesta segunda-feira



Começa na segunda-feira (10/4) em Ilhabela a Campanha de Vacinação contra Influenza para todos os grupos prioritários. O imunizante segue disponível até dia 31 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.


Para receber a vacina é necessário levar documento de identificação com foto, carteirinha de vacinação e pertencer a um dos grupos prioritários: idosos, crianças de seis meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas no período de até 45 dias após o parto, professores, trabalhadores de transporte coletivo, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores portuários, caminhoneiros, povos indígenas, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.


A vacina influenza é inativada, fragmentada e segura, não havendo a possibilidade de causar a doença. Este ano, o imunizante protege contra três tipos de vírus: H1N1; H3N2 e Influenza B.


A meta de vacinação é atingir 90% de cada um dos grupos prioritários. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ilhabela reforça a necessidade para a obtenção desse indicador em cada grupo, com o intuito de evitar a sobrecarga dos equipamentos de saúde no período sazonal da doença no próximo inverno, além de casos graves e óbitos.


Vale ressaltar ainda que a Influenza e a Covid-19 continuam sendo ameaças de saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. A recomendação é aproveitar a oportunidade da Campanha de Vacinação contra Influenza para atualizar a situação vacinal para Covid-19 nos grupos elegíveis. Não há qualquer impedimento da vacinação simultânea de Influenza com outras vacinas do Calendário Vacinal.


Fonte: Assessoria de Imprensa/PMI

Foto: Arte divulgação/PMI

Comments


bottom of page