top of page

IBGE divulgará primeiros resultados do Censo Demográfico 2022 em abril



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está na Etapa de Apuração do Censo Demográfico 2022 e divulgará os primeiros resultados no final de abril. A coleta alcançou 189.261.144 pessoas recenseadas, perfazendo 91% de cobertura da população estimada pelo órgão. O instituto encerrou o Censo no dia 28 de fevereiro, em todo o Brasil.

O IBGE publicou uma prévia da pesquisa censitária no dia 28 de dezembro de 2022. Na ocasião, a coleta contabilizou 132.558 habitantes em Caraguatatuba. O total representa um aumento de 31.718 moradores em relação ao Censo de 2010, correspondendo a um acréscimo de 31,45% no número de habitantes do município. Caraguá ainda lidera o ranking populacional do Litoral Norte e é a 7ª cidade mais populosa da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.


A Etapa de Apuração compreende os trabalhos de análise dos dados da pesquisa pelo Comitê de Fechamento do Censo (CFC), incluindo visitas de recenseadores ou supervisores em alguns domicílios. É possível verificar a identidade do recenseador pelo site Respondendo ao IBGE ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador.


As informações do Censo Demográfico servem para o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes de cada cidade brasileira. Os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet. Todos esses dados são de crucial importância para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas.


A cobertura do Censo 2022 em Caraguatatuba envolveu 141 recenseadores, dois agentes censitários municipais (ACM) e 10 agentes censitários supervisores (ACS) para as regiões Sul, Central e Norte, distribuídos em dois Postos de Coleta do IBGE. A Prefeitura de Caraguatatuba cedeu os espaços para o gerenciamento da operação censitária no município.


A coleta de dados estatísticos da população brasileira encerraria no dia 31 de outubro de 2022, mas o instituto estendeu a contagem por duas vezes em razão do déficit de recenseadores.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

Comments


bottom of page