top of page

Fortes chuvas atingem Caraguatatuba com acumulados de 120 mm em menos de seis horas


Fortes chuvas atingiram Caraguatatuba na noite de terça-feira (20) no período de aproximadamente 3 horas.


Pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) chegou a registrar acumulados de 121 milímetros em 6 horas na região do Rio Claro e 95,4 milímetros na Fazenda Serramar.


Os bairros que apresentaram pontos de alagamento foram: Pegorelli, Perequê Mirim, Travessão, Barranco Alto, Morro do Algodão, Brejinho, Rio Marinas, Golfinho, Pontal Santamarina, Aruan, Indaiá, Praia das Palmeiras, Centro, Martim de Sá, Olaria, Casa Branca, Olaria, Jetuba e Massaguaçu.


Durante a tempestade, a Defesa Civil do município precisou fazer o resgate de duas pessoas: uma moradora do bairro Pegorelli, encaminhada ao abrigo municipal da Instituição Restitui; e um homem, morador do bairro Balneário dos Golfinhos, que foi desalojado e encaminhado para casa de parentes, juntamente com um cachorro.


Também foram disponibilizados veículos prestando apoio aos moradores de pontos alagados.


O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também fez a remoção de um idoso de 79 anos, morador da região do Perequê-Mirim, para a UPA Sul (Unidade de Pronto Atendimento).


Agentes da Defesa Civil continuam vistoriando as áreas alagadas e com risco de escorregamento como Rio do Ouro, Benfica, Sumaré, Cantagalo, Olaria, Casa Branca, Jardim Santa Rosa e Jetuba.


Alerta


A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu do Cemaden, às 19h10, um alerta indicando acumulados de precipitação de até 68 milímetros em 1 hora no município, com possibilidade de mais chuva nas horas seguintes.


Em seguida, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informou sobre chuva forte, com momentos de tempestade persistindo na região de Caraguatatuba.


Segundo a Defesa Civil do Estado, a chuva foi provocada por um sistema meteorológico na região Sul do Brasil, que mesmo assim, influencia a umidade no litoral paulista, causando fortes precipitações.


Previsão


De acordo com a Defesa Civil do Estado, a tendência é de que o tempo nesta quarta-feira tenha as mesmas características de terça-feira. À tarde, a combinação entre o escoamento de umidade sobre a região e o aumento gradativo das temperaturas, contribue para a formação e atuação de áreas de instabilidade atmosférica, criando condições para pancadas de chuva no litoral Norte. Como há possibilidade de intervalos com pancadas fortes, e há indicativo para acumulados diários expressivos, possíveis transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra não devem ser descartados.


Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.


Rompimento de adutora


A Sabesp informa que, devido às chuvas, houve o rompimento de uma adutora no bairro Massaguaçu, região Norte, causando o desabastecimento de água na região. Os reparos já estão sendo providenciados e a previsão é de que até às 16 horas o abastecimento seja restabelecido.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

Comments


bottom of page