top of page

Festival fotográfico com profissionais renomados acontece no próximo final de semana em Bertioga


Se programe! A 2ª edição do festival de fotografia “Retratos de Bertioga” acontece no próximo final de semana. O evento realizado para os amantes de fotográfica acontece sexta-feira (14), sábado (15) e domingo (16), no Parque dos Tupiniquins, no Centro. Além de exposição de fotos, também haverá palestras e oficinas ministradas por profissionais renomados, como Bob Wolfenson, um dos melhores fotógrafos da América Latina.


PROGRAMAÇÃO


14/07/2023 - sexta-feira

Abertura da exposição às 18h, com a palestra sobre fotografia documental como ferramenta de desenvolvimento sócio ambiental, ministrada pelo fotógrafo com 27 livros publicados, Valdemir Cunha.


15/07/2023 – sábado

Das 10h às 13h oficina O Retratista, sobre o processo fotográfico histórico de Cianotipia, ministrada pelos professores, autores e fotógrafos Renan Nakano e Alex Gimenes. O método de impressão fotográfica com emulsão fotossensível, é baseado em sais de ferro, em que reagentes químicos revelam imagens em tons de azuis após exposição à luz solar.


Das 14h30 às 16h roda de conversa – Análise de mobgraFias vencedoras do Mobile Photo Festival 2023 (Rojas/mediador, Tom Leal e Letícia Trindade).


Das 16h30 às 18h30 – Palestra: A fotografia como essência. A trajetória de um fotógrafo, ministarda pelo vencedor do Prêmio Comunique-se na Categoria Profissional da Imagem, e autor fotográfico de 19 livros, Adriano Gambarini.


Das 19h às 21h – Palestra ministrada por Bob Wolfenson, fotógrafo que possui obras nos acervos do Museu de Arte de São Paulo (Coleção Pirelli-Masp), no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Museu de Arte Brasileira da Faap, no Itaú Cultural, entre outras coleções nacionais e internacionais. O profissional falará sobre história de momentos da própria carreira.


16/07/2023 - domingo

Das 8h às 12h - saída fotográfica monitorada.


Das 9h às 12h - oficina de Cianotipia.


SOBRE OS CONVIDADOS


Bob Wolfenson

Iniciou a carreira aos 16 anos como assistente de fotografia na Editora Abril onde permaneceu por quatro anos. Em 1974, passou a trabalhar como freelancer, fazendo algumas revistas técnicas da Editora Abril. Em 1978, montou seu primeiro estúdio e estudou Ciências Sociais. Atualmente é considerado por muitos como um dos maiores fotógrafos da América Latina. Bob Wolfenson fotografou dezenas de top models e fez muitas campanhas publicitárias importantes.


Em 1982 mudou-se para Nova Iorque, trabalhou como assistente do fotógrafo norte-americano Bill King. De volta ao Brasil, sua carreira tomou novo rumo e, a partir de 1985, começou a fazer editoriais para diversas revistas. A consagração como fotógrafo veio após a exposição Jardim da Luz, em 1996, no Museu de Arte de São Paulo.


Foi responsável por vários ensaios para a Playboy e diversas capas e editoriais de moda. Em 2004 realizou a exposição Antifachada - Encadernação Dourada no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado, e suas fotos passam a pertencer a diversas coleções, museus e instituições de arte.


Valdemir Cunha


O fotógrafo paulistano traz em sua trajetória 14 livros publicados. Grande parte das obras possui abordagem documental, tendo como tema principal o povo, a cultura e a geografia brasileira, como: Jorge ressignificando Amado, e Fogo: A idade do aço; os dois pela Editora Origem.


Adriano Gambarini


Fotógrafo profissional desde 1991, com vasta experiência em documentação de expedições a regiões remotas. Vencedor do Prêmio Comunique-se 2019. Geólogo de formação com especialização em Espeleologia é fotógrafo da National Geographic Brasil e colunista da Agência Ambiental OECO. Atua como produtor, diretor de fotografia e roteirista de documentários e vídeos indigenistas, antropológicos e ambientais. É autor fotográfico de 18 livros de arte.


Administra um foto arquivo pessoal com 400 mil imagens do Brasil, Antártida e 40 países, com ênfase na biodiversidade, ecossistemas, cavernas, vida selvagem, modos de vida e cultura de grupos étnicos, arquitetura e cidades históricas.


Renan Nakano e Alex Gimenes


Renan Nakano e Alex Gimenes são professores, autores e fotógrafos. Eles atuam como agentes culturais, produtores de ações nas áreas das artes visuais e fotografia. Renan Nakano é pós-graduado em Comunicação e Mídia e especialista em Marketing & Promotion pela University of Georgia, Comunicação Integrada pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing e, Digital Photography - Harvard University. Alex Gimenes é graduado em Comunicação Digital Fotografia e pós-graduado em Comunicação Empresarial e Institucional, e em Comunicação e Mídia.


Fonte: Assessoria de Comunicação;PMB

Foto: Divulgação/PMB

댓글


bottom of page