top of page

Escolas municipais de Ilhabela recebem Teste da Bicicleta a partir da próxima semana



A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul) inicia a partir da quinta-feira (13), o Teste da Bicicleta na Escola Municipal Prof. José Antonio Verzegnassi, na Água Branca, das 7h30 às 18h para o público interno.


No dia 14 (sexta-feira), a E.M. Eva Esperança Silva, localizada no mesmo bairro também recebe a aplicação do teste para todos os alunos e ao público interno, das 7h30 às 18h. No dia 15 (sábado), a unidade escolar continua com os testes das 8h30 às 12h, para todos os alunos e público externo.


O principal intuito do teste é mostrar o impacto da desnutrição sobre a aptidão física das crianças do arquipélago. Atualmente, com todas as mudanças no quadro nutricional das pessoas, as avaliações apontam o impacto do excesso de peso ou da obesidade infantil e os transtornos que causam na aptidão física de cada um. Os testes mostram as condições físicas reais das crianças. Os alunos serão submetidos às seguintes atividades: antropométricas, metabólicas, neuromotoras, maturação biológica, nível de atividade física, nível socioeconômico, educacional e nutricional.


Quando os resultados não estão dentro do esperado, os estudantes são orientados a seguirem uma alimentação mais saudável acompanhada de atividade física e a diminuir o tempo na frente da televisão, computador, videogame ou celular, não ultrapassando duas horas diárias na frente das telas.


O “Projeto Longitudinal de Crescimento e Desenvolvimento de Ilhabela” mais conhecido como Teste da Bicicleta é um projeto criado em 1978, sendo realizado pelo Celafiscs e dirigido pelo médico ortopedista, traumatologista e desportivo Prof. Dr. Victor Matsudo. O projeto resulta em grande impacto e reconhecimento da área de Ciências do Esporte no âmbito nacional e internacional, contribuindo para a preservação da vida saudável.


Fonte: Assessoria de Imprensa/PMI

Foto: Arte divulgação/PMI

Comentarios


bottom of page