top of page

Eleição da Corte Momesca abre festejos do Carnaval 2023 de Ilhabela



O maior carnaval do litoral começou no Centro Cultural da Vila, em Ilhabela, neste final de semana (21 e 22/1) com o concurso que elegeu a Corte Momesca e a apresentação dos sambas de enredo das escolas de samba da cidade para o Carnaval 2023.


No sábado, ocorreu a escolha da Corte Momesca 2023. Após as apresentações dos candidatos, os jurados elegeram Fabrício Mendes para Rei Momo e Thamires Ferreira (Tata) como a nova Rainha. Ambos são representantes da escola de samba Acadêmicos Leões do Ita, atual campeã do carnaval do arquipélago. Keroly Assunção, da escola de samba Mocidade Independente de Ilhabela, foi eleita Princesa. Em seguida, ocorreu Baile da Rainha, com a bateria campeã de 2020, da Leões do Ita.


Segundo a tradição, a Corte Momesca governa a cidade durante os festejos de Carnaval. Simbolicamente, o prefeito entrega as chaves da cidade para o Rei Momo e a partir do momento quem governa a cidade é o rei. Este ano, a entrega das chaves está marcada para o dia 10 de fevereiro, sexta-feira, já que a folia do arquipélago começa um fim de semana antes. A Corte Momesca participa de diversas atividades sob o comando da Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela (Leci) e no dia dos desfiles das escolas de samba e blocos de embalo, abre a apresentação de cada uma das agremiações.


Sambas de Enredo


No domingo, as cinco escolas de samba apresentaram os sambas de enredo 2023. A Mocidade Independente de Ilhabela abriu a noite com o samba “Oui Chérrie, é Carnaval. Brasil e França, um elo cultural”. Em seguida, a escola de samba Unidos de Padre Anchieta apresentou “50 anos de Anchieta”. A Acadêmicos Leões do Ita trouxe “A Profecia: viva o Rei dos Reis”. O samba de enredo da Água na Boca vai falou de “Andanças Ciganas. Optchá”. Finalizando, a Unidos do Garrafão apresentou “Sou Garrafão no Caiapó, Sou Pequeá”.


Programação


O Carnaval de Ilhabela será realizado em dois fins de semana. De 10 a 12 de fevereiro ocorrem os tradicionais desfiles das agremiações (escolas e blocos de embalo). Na sexta, dia 10, desfilam Mocidade Independente de Ilhabela e Unidos de Padre Anchieta e no sábado, 11, se apresentam Acadêmicos Leões do Ita, Água na Boca e Garrafão. Domingo (12) é reservado para a apuração do resultado e a apoteose. Na semana seguinte, de 17 a 21/2, os foliões podem se divertir no Carnaval de Rua e no esperado Banho da Doroteia.


Fonte: Assessoria de Imprensa/PMI

Foto: Divulgação/PMI

Comentários


bottom of page