top of page

'Dezembro Verde': Prefeitura de Bertioga conscientiza população contra o abandono de animais


Em Bertioga, o último mês do ano é uma data importante para a causa animal, quando acontece a campanha “Dezembro Verde”, instituída pela Lei Municipal 1.468, de abril de 2022, e que busca combater o abandono e os maus-tratos contra animais.


As denúncias de abandono e maus-tratos podem ser feitas para os telefones 190 da polícia militar, 153 do Guarda Civil Municipal e (13) 3316-4079, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). É importante que no ato da denúncia a descrição dos fatos ocorridos seja feita com a maior exatidão, clareza e objetividade possíveis, informando endereço e nome dos responsáveis envolvidos. A Denúncia é anônima.


A diretora de Vigilância à Saúde, Marly Inês, destacou que o CCZ recolhe os animais em risco de morte por atropelamentos e doenças, inclusive as infectocontagiosas, como leishmaniose e esporotricose; animais vítimas de maus-tratos e por abandono. Além disso, a diretora ainda reforçou a importância do Programa Estadual de Controle Populacional e Manejo Ético de Cães e Gatos e da adoção dos pets recolhidos pelo CCZ.


“Através da adoção você estará dando uma condição digna de vida a um animal, é uma demonstração de amor. Adote e ajude a diminuir a quantidade de animais que buscam um lar”, aconselha Marly.


Hoje, mais de 130 pets, entre cães e gatos, estão disponíveis para adoção no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município. Os interessados podem entrar em contato com o CCZ de segunda à sexta, das 9 às 17 horas pelo telefone: (13) 3316-4079. A unidade está, temporariamente, atendendo na Rua Mestre Pessoa, 685, Centro, prédio da antiga garagem municipal.


No processo de adoção é feita uma entrevista com a pessoa interessada para saber se já teve ou tem um animal, se há crianças na residência, a segurança da casa, além de orientação sobre o acompanhamento veterinário durante a vida do bichinho.


Após as perguntas, cumprindo os requisitos, o novo tutor deve assinar um termo de responsabilidade, apresentar uma cópia do RG e do comprovante de residência, na formalização do processo de adoção. Assim sendo, o animal pode ser levado até o novo lar. Todos os cães e gatos disponíveis para adoção estarão vacinados, castrados e vermifugados.


Fonte: Assessoria de Comunicação/PMB

Foto: Divulgação/PMB

Comments


bottom of page