top of page

Defesa Civil emite alerta para acumulados de chuvas de 100 mm entre quinta-feira e sábado


O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a formação de uma baixa pressão no Sul do país e deslocamento de uma frente fria por todo o Estado de São Paulo. Este sistema vai criar condições para pancadas de chuva generalizadas entre quinta-feira (11) e sábado (13).


      Desta forma, para o Litoral Norte há previsão de acumulado de chuva que pode chegar a 100 milímetros, o que equivale a 100 litros de água por metro quadrado, seguido por raios e intensas rajadas de ventos de até 30 quilômetros por hora, conforme o meteorologista Vitor Takao Suganuma.


      Esse fenômeno deve ser mais intenso entre a tarde de sexta-feira (12) e de sábado. Quando o acumulado deve ser maior em um curto período de tempo. A Defesa Civil alerta para a importância da atenção às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamento, desabamento, alagamentos e enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.


      Em São Sebastião, a Defesa Civil já está com as equipes de prontidão por conta do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) e Plano de Contingência. Na Vila Sahy, epicentro da catástrofe de 19 de fevereiro de 2019, está instalada uma sirene que pode ser acionada diretamente do Centro de Operações Integradas (COI).


      Em caso de urgência, o morador pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, o Corpo de Bombeiros no 193 ou a Polícia Municipal pelo 153.


Fonte: Departamento de Comunicação/PMSS

Foto: Divulgação/PMSS

Comments


bottom of page