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Começam hoje as inscrições para Bolsa Munícipe em Caraguatatuba



As inscrições para o programa Bolsa Munícipe da Prefeitura de Caraguatatuba começam nessa segunda-feira (2/1) e podem ser feitas presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h30 à 16h30, no Protocolo Geral do Paço Municipal, no Centro ou on-line no sistema de Protocolo Eletrônico do site oficial. O prazo para requerer o benefício encerra no dia 31 de janeiro.


O programa ofertará até 50 bolsas de estudos com até 50% de desconto no valor da mensalidade de cursos de ensino superior em instituições conveniadas com a Prefeitura Municipal.


Podem se inscrever moradores de Caraguatatuba com renda familiar mensal “per capita” de até três salários mínimos. Além disso, o interessado deverá ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou comprovar a condição de bolsista, caso tenha cursado no ensino particular.


O candidato à bolsa não pode possuir antecedentes criminais, deve ser residente do município há pelo menos cinco anos, estar devidamente matriculado em alguma instituição de ensino superior conveniada a prefeitura e prestar gratuitamente serviços sociais à municipalidade, além de outros requisitos. Serão priorizados os candidatos mais carentes.


A Prefeitura de Caraguatatuba alerta que caberá ao aluno bolsista arcar com o pagamento dos valores referentes às matrículas. Alunos que são beneficiários de outros programas de bolsa de estudos, seja ele federal ou estadual, não poderão inscrever-se para este programa municipal.


Além disso, caso o aluno já tenha descontos na instituição, o desconto do Bolsa Munícipe não é cumulativo. Uma comissão analisará todos os pedidos e emitirá parecer para concessão ou não da bolsa de estudo.


O programa “Bolsa de Estudo para Munícipe” é uma lei municipal de 2006 (1.338/06) e foi regulamentada pelo Decreto n° 809, de 30 de novembro de 2017, de autoria do prefeito Aguilar Junior.


Documentação do Bolsa Munícipe

  • RG e CPF do interessado e de seu representante legal, quando o beneficiário for menor de 18 anos;

  • Título de eleitor do interessado e de seu representante legal, quando o beneficiário for menor de 18 anos;

  • Comprovante de residência do município nos últimos cinco anos, se for o caso, recibo de aluguel ou de financiamento da moradia;

  • Atestado de antecedentes criminais;

  • Declaração de renda familiar com firma reconhecida (conforme modelo constante no Anexo I do Decreto n° 809/2017);

  • Declaração da Instituição de ensino que o interessado é seu aluno e que está matriculado e frequentando curso superior;

  • Declaração do munícipe, com firma reconhecida, comprometendo-se a prestar, gratuitamente, trabalho social durante o curso, em eventos ou programas a serem desenvolvidos pela Prefeitura Municipal, sob supervisão da Comissão, toda vez que forem requisitados (conforme modelo constante no Anexo II do Decreto n° 809/2017);

  • Uma foto 3×4;

  • Histórico escolar;

  • Comprovante dos rendimentos mensais do candidato e dos demais membros que participam da renda familiar: holerite, envelope de pagamento ou declaração do empregador, declaração de imposto de renda ou de isenção;

  • No caso de trabalhador autônomo, apresentar declaração da instituição ou empresas às quais são prestados serviços (em papel timbrado e com carimbo padronizado do CNPJ) ou pró-labore, ou ainda declaração fornecida pelo Escritório Contábil ou declaração de trabalho autônomo com firma reconhecida (conforme modelo constante no Anexo III do Decreto n° 809/2017);

  • Quando estagiário, apresentar o contrato de estágio ou declaração da empresa;

  • No caso de aposentadoria ou pensão, apresentar extrato do INSS, extrato da retirada do banco ou documento onde conste o nome e o valor;

  • Se desempregado, apresentar cópia reprográfica da Carteira de Trabalho e Previdência Social (página da identificação, página da dispensa e página seguinte); e

  • Declaração de veracidade das informações prestadas com firma reconhecida (conforme modelo constante no Anexo IV do Decreto n° 809/2017).

Mais detalhes sobre a inserção dos documentos para o benefício estão no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/bolsa-municipe-passo-a-passo/.


Inscrições do Programa Bolsa Munícipe da Prefeitura de Caraguatatuba

Período: de 2 a 31 de janeiro

Presenciais: Setor de Protocolo Geral da Prefeitura de Caraguatatuba

Horário: das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira

Endereço: Rua Luiz Passos Júnior, 50 – Centro

Telefone: (12) 3897-8100


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC


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