top of page

Combater a dengue no inverno é fundamental para evitar pico da doença nos meses mais chuvosos


O inverno chegou e as pessoas tendem a relaxar no combate à dengue já que o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, circula menos durante períodos mais frios. Apesar deste cenário não ser favorável ao ciclo reprodutivo do mosquito, ele continua a depositar seus ovos, que podem aguentar mais de um ano em ambiente seco, portanto, combater a doença agora é fundamental para evitar que ela se espalhe durante os meses mais chuvosos.


Dentre os cuidados que devemos tomar, ao menos uma vez por semana, estão: Verificar se a caixa d’água e as lixeiras estão bem tampadas; Retirar pratos de baixo dos vasos de plantas; Limpar as calhas, bandeja coletora de água do ar-condicionado e a bandeja externa da geladeira; tratar a água da piscina; entre muitos outros.


Em Bertioga os agentes de controle de endemias estão regularmente nas ruas e fazendo visitas para orientar a população e identificar focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.


O trabalho da Prefeitura também é desenvolvido com visitas às pessoas que tenham contraído a doença e aos imóveis ao redor das residências dos doentes, identificando possíveis focos e conscientizando a população. O acompanhamento é feito por equipes da Vigilância em Saúde. É fundamental que os moradores recebam os agentes e sigam as orientações de prevenção e de eliminação de criadouros.


SINTOMAS


Entre os sintomas da dengue estão febre alta (acima de 38°C), dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos, mal-estar; falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A infecção pode ser leve ou grave. Se for grave, o quadro clínico pode evoluir para dengue hemorrágica.


O paciente com dengue precisa fazer repouso, ingerir bastante líquido (água) e não tomar medicamentos sem indicação médica. É fundamental que ao apresentar sintomas a pessoa procure um serviço médico.


Fonte: Assessoria de Comunicação/PMB

Foto: Divulgação/PMB

Comments


bottom of page