top of page

Cidades do litoral comemoram Dia da Árvore com plantio e distribuição de mudas


Em celebração ao Dia da Árvore, comemorado nesta quinta-feira (21), a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, plantou 20 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na Praia do Itaguaçu. Todas as espécies foram desenvolvidas no Viveiro Municipal Aroeira, que disponibilizou para o plantio pés de Ipê, Araçá, Pitanga, Algodão da Praia, Aroeira e Grumixama.


O Dia da Árvore é comemorado em todo mundo no dia 21 de setembro. A data foi escolhida em razão do início da primavera e tem como principal objetivo a conscientização a respeito da preservação dos recursos naturais, desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.


De acordo com a engenheira florestal e secretária de Meio Ambiente, Kátia Freire, as árvores têm papel preponderante no equilíbrio ecológico da Terra. “Uma árvore é o símbolo da natureza mais representativo, uma das maiores riquezas naturais que possuímos no planeta, desempenhando inúmeras funções fundamentais na manutenção do nosso planeta”, ressaltou.


A ação contou com a presença do Governador Distrital do Rotary Club, Pedro Dalbone, da Presidente do Rotary Club de Ilhabela, Daniela R. Imbriani, o Secretário Adjunto de Administração, Paulo Lamblet, a Presidente do Fundo Social Maria José da Conceição, a Diretora Presidente da Santa Casa de Ilhabela, Kuka Desmonts, a equipe do Viveiro Municipal Aroeira e representantes da sociedade civil.


Plantio


Os convidados puderam manusear as mudas pessoalmente e o Governador Distrital do Rotary Club, Pedro Dalbone, aproveitou a oportunidade para plantar um pé de Aroeira. Houve espaço para quem simplesmente percebeu a ação e também quis participar, como foi o caso do casal de turistas Jucilaine Fernandes Santana Pereira e Fernando Félix, que estavam acompanhados do filho Ricardo, de apenas um ano e seis meses.


O trio, que é da cidade de Marília (SP), plantou um pé de Algodoeiro da Praia. “Ficamos muito felizes de plantar essa árvore. Daqui a alguns anos vamos poder ver esta planta grande e ver que contribuímos pelo menos um pouquinho com a natureza”, disse.


Reciclagem


Nesta quinta-feira (21) também está sendo comemorado um ano de inauguração do novo Centro de Triagem “Nega Malu”, que separa os diferentes tipos de lixo reciclável. A Secretaria de Meio Ambiente, Kátia Freire, ressaltou sobre a importância da data para o município.


“Me sinto muito honrada em estar comemorando estes dois acontecimentos importantíssimos no mesmo dia. O Centro de Triagem “Nega Malu” é mais uma grande conquista da nossa gestão e o trabalho desenvolvido por toda equipe desta secretaria é de suma importância para a preservação do meio ambiente. Quanto mais destinamos corretamente os resíduos, mais preservamos e ajudamos as gerações futuras.”, finalizou.


Ubatuba


Em Ubatuba a Secretaria de Meio Ambiente realizou o plantio de 15 mudas nativas na Creche Cursino, Estufa II, com a participação dos alunos da escola Maria Josefina.


Além dessa ação, a Secretaria também colaborou com a doação de 30 mudas ao grupo Tamoio, que realizou ações de plantio com os alunos dos 4º e 5º anos da escola João Alexandre, bairro Sesmaria. Foram plantadas mudas de quaresmeiras, angicos, araçás, cedro rosa, canela amarela, ingás, pau-jacaré, guanandi, figueiras, urucum e aroeiras.


Durante a ação, alunos e professores compartilharam conhecimentos ao participarem de dinâmicas sobre a importância das árvores não só para o bem-estar dos humanos, como para toda a vida, e emocionaram-se, pois o plantio representou uma homenagem e um legado que deixaram para sempre na escola, disse o professor Alexandre Magno.


Ainda no bairro, as crianças também realizaram plantios no projeto Namaskar. Marcela Pedro, voluntária na ação, destacou “ações ambientais como esta nos fazem refletir junto aos estudantes sobre a importância das árvores como seres vivos, dos benefícios que elas nos proporcionam como a provisão de alimentos; a regulação da temperatura; redução da poluição sonora (locais protegidos pelas árvores diminuem significativamente o som propagado); protegem o solo; fornecem sombra, além de ser “a casa” de muitos animais e, também, embelezam a nossa cidade com suas flores.”


Bertioga


Em Bertioga, ao longo do ano, já foram doadas mais de 500 mudas de árvores nativas, número que representa uma contribuição significativa para o processo de reflorestamento e aumento da arborização urbana.


A Secretaria atua na preservação ambiental de várias maneiras, abrangendo desde a fiscalização e autuação dos infratores das normas ambientais até o fornecimento de mudas para aqueles que desejam participar na recuperação de áreas degradadas ou na expansão da arborização.


O serviço é realizado no Centro de Educação Ambiental e Viveiro Municipal de Plantas e Ideias 'Seo' Leo, onde são distribuídas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para serem plantadas em quintais e calçadas. Entre as espécies disponíveis estão árvores frutíferas e floríferas, tais como juçara, cabeludinha, araçá, cambuci, goiaba, ipês, manacá-da-serra, quaresmeira, pau d'alho, entre outras.


As mudas de árvores nativas estão disponíveis para os moradores de Bertioga, mediante apresentação de comprovante de endereço e documento com foto. Cada morador pode retirar até três mudas a cada seis meses.


Ainda em celebração ao Dia da Árvore e à chegada da primavera, o Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Boraceia II promoverá oficina: Horta Vertical e Plantio de Árvores direcionada aos pais dos alunos.


SERVIÇO

Viveiro de Plantas e Ideias “Seo” Léo – Rua Manoel Gajo, 1080, Centro (ao lado da Delegacia).



Caraguatatuba


Em Caraguatatuba, em comemoração ao Dia da Árvore, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, promoveu um plantio simbólico de mudas nativas e inaugurou um novo trecho da trilha da Capirava nesta quinta-feira (21). O evento foi realizado nas dependências do Parque Natural Municipal Juqueriquerê.


A atividade, que contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas, incluindo o secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, representantes do 85º Grupo Escoteiros Caraguatá, o vereador Marcos Kinkas, e a equipe do Parque Juqueriquerê. O objetivo foi conscientizar a sociedade sobre a importância das árvores e sua preservação.


Além do plantio simbólico do manacá, mais de 120 mudas nativas foram plantadas ao longo do novo trecho inaugurado da trilha da capivara, que possui aproximadamente 200 metros de extensão. Essa nova parte da trilha liga parte do Rio Juqueriquerê até próximo do acesso à guarita principal. Dentre as espécies plantadas, destacam-se o Ipê, Pitanga, Grumixama, Araçá e Uvaia, todas nativas da região.


Essa ação reforça a importância do Dia da Árvore para Caraguatatuba e região, ao mesmo tempo que promove a conscientização ambiental. Além disso, a inauguração do novo trecho da trilha da Capirava amplia as opções de lazer e contato com a natureza para os visitantes do Parque Natural Municipal Juqueriquerê.


Fonte: PMI/PMU/PMC/PMB

Foto: Divulgação/PMI









Comments


bottom of page