top of page

Cerca de duas mil crianças participam do projeto Na Pista Certa em Ubatuba


Com o objetivo de introduzir o conceito de educação viária na infância, Ubatuba recebe mais uma edição do projeto Na Pista Certa – uma iniciativa promovida por meio de parceria da Secretaria de Educação com a Fundación MAPFRE, que acontece 19 a 23 de junho, e contempla alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino com idade entre cinco e 11 anos de idade.


Ao todo, 2155 crianças de 19 unidades escolares devem aprender mais, participando de atividades que têm uma média de duração de 50 minutos e são divididas em duas partes. Na primeira, os alunos participaram de uma apresentação de teatro que introduz as crianças em princípios de cidadania, de meio ambiente e de educação e segurança no trânsito. Na segunda parte, esses mesmos estudantes podem aplicar os conceitos em uma cidade simulada – um espaço cenográfico de 600m ² com estrutura modular e itinerante no qual monitores devidamente treinados orientam os participantes a assimilarem e vivenciarem a teoria, circulando com bicicletas e triciclos, obedecendo à sinalização. A estrutura foi montada na quadra da EM Marina Salete, no Perequê-Açu.


“Nessas atividades, os pequenos participantes aprendem brincando a importância da sinalização viária, das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade de todos que fazem parte da sociedade”, destacou um dos articuladores da iniciativa, professor Paulo Celso.


Educação Viária é Vital


É importante destacar que a realização do projeto acontece dentro do programa Educação Viária é Vital, realizada em conjunto com a Educação para o Trânsito, que acontece durante o ano nas unidades escolares e desenvolve iniciativas dentro das comunidades. “Durante essa semana, a prioridade é que os alunos participem dessas vivências, porém, como uma parte do programa em questão”, acrescentou o professor.


Fonte: Secretaria de comunicação/PMU

Foto: Divulgação/PMU

Comments


bottom of page