top of page

Carreta da mamografia oferece exames gratuitos em São Sebastião


A carreta do programa estadual ‘Mulheres de Peito’ está em São Sebastião para oferecer exames gratuitos de mamografia para mulheres com idade de 50 a 69 anos. Os atendimentos no município começam na sexta-feira (6), a partir das 11h, e seguem até o dia 14 de outubro.


O veículo está estacionado próximo à tenda de eventos da Rua da Praia, na Avenida Doutor Altino Arantes, no Centro Histórico. A carreta integra a programação da campanha Outubro Rosa – Movimento Mulher Saudável, promovido pela Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher.


A iniciativa do governo do Estado, realizada em parceria com a Secretaria de Saúde (SESAU) e a Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), atenderá por demanda espontânea, sem burocracia. A expectativa é que sejam realizados cerca de 350 exames.


Mulheres de 50 a 69 anos podem fazer a mamografia na unidade móvel sem a necessidade de pedido médico. Mulheres de outras idades também podem utilizar o serviço, mas precisam apresentar a requisição médica.


Em ambos os casos, o agendamento será realizado mediante apresentação de RG e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos ocorrerão com distribuição de senhas. De segunda a sexta-feira, com 50 números entregues das 8h às 17h. Já aos sábados, serão 25, pois o serviço ocorre das 8h às 12h.


Segundo a secretária adjunta de Saúde, o objetivo é facilitar o acesso à mamografia. “A ideia é também conscientizar as pessoas sobre a importância da realização do exame para a prevenção da doença, além do diagnóstico precoce e tratamento. Essa é uma ação essencial para todas as mulheres sebastianenses”.


As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), da Secretaria de Estado da Saúde, que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.


Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades.


O prefeito Felipe Augusto reforçou a importância da atuação conjunta na região. “A saúde é nossa principal prioridade. A campanha Outubro Rosa desempenha um papel fundamental na conscientização e na disseminação de informações essenciais para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero. Mais uma vez, a colaboração entre os governos municipal e estadual fortalece as políticas públicas que oferecem apoio às mulheres de São Sebastião”, enfatizou.


Campanha Outubro Rosa – Movimento Mulher Saudável


Durante a semana, foram realizadas atividades de promoção da saúde, com palestras e orientações sobre autocuidado, curso de maquiagem, workshops sobre empregabilidade e empreendedorismo, bem como cadastros e intermediação de empregos.


A abertura da campanha ocorreu no Teatro Municipal de São Sebastião, na segunda-feira (2). As demais ações foram promovidas no Centro Integrado Profissionalizante (CIP), no bairro Topolândia.

Fizemos questão de estar aqui em São Sebastião no lançamento do Outubro Rosa para fornecer informações sobre medidas de prevenção essenciais para a saúde da mulher, incentivar a realização de exames e fornecer orientações e serviços para que ampliem sua autonomia. Agradeço todas as parcerias que ajudaram na realização dessa programação”, disse a secretária de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes.


Serviço

Carreta Mulheres de Peito Data: 6 a 14 de outubro Horário: 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h; Local: Rua da Praia – próximo à tenda de eventos Endereço: Avenida Doutor Altino Arantes - Centro Histórico


Chegada da carreta Mulheres de Peito Data: 6 de outubro (sexta-feira) Horário: 11h Local: Rua da Praia – próximo à tenda de eventos Endereço: Avenida Doutor Altino Arantes - Centro Histórico


Fonte: Departamento de Comunicação/PMSS

Foto: Divulgação/PMSS

Comments


bottom of page