top of page

Carreta da Mamografia chega a Ubatuba no próximo dia 12


A Secretaria Municipal de Saúde ganhará um reforço na prevenção do câncer de mama com a chegada da Carreta da Mamografia, do programa “Mulheres de Peito”. O veículo ficará estacionado na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig, entre os dias 12 e 23 de dezembro, para a realização de exames de mamografia gratuitos.


A expectativa é atender cerca de 500 pessoas e zerar a fila de espera pela mamografia no município. Para o atendimento, mulheres de 50 a 69 anos precisam apresentar apenas RG e Cartão SUS; as demais pacientes, de 35 a 49 anos e acima de 70, necessitam de pedido médico do Sistema Único de Saúde, Cartão SUS e RG.


Os exames serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de 50 senhas por dia, e aos sábados, das 8h às 12h, com a entrega de 25 senhas. Não é necessário agendamento.


A Carreta da Mamografia é um importante incentivo na prevenção do câncer de mama, pois amplia o acesso das mulheres ao exame, prioriza o diagnóstico precoce e garante o rápido encaminhamento da paciente para o tratamento adequado.


O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil, mas a descoberta da doença em estágio inicial aumenta as chances de cura e proporciona opções de tratamentos menos invasivos.


Resultado da mamografia


Após a realização do exame, a mulher recebe na hora a imagem impressa e um protocolo com senha de acesso para retirar pelo site o laudo final da mamografia. Quem encontrar dificuldade para imprimir pode buscar por ajuda na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMU

Foto: Divulgação/PMU

Comments


bottom of page