top of page

Caraguatatuba reforça serviços da Coleta Seletiva e Ecopontos para reaproveitamento de materiais


Hoje, 17 de maio, é lembrado como Dia Mundial da Reciclagem. Em Caraguatatuba, existem dois projetos que beneficiam o meio ambiente, por meio do reaproveitamento de materiais, o Programa da Coleta Seletiva e os Ecopontos. Juntos reaproveitam por mês, aproximadamente 120 toneladas de resíduos.


A Coleta Seletiva possibilita diariamente o recolhimento na porta das residências, conforme a programação de cada bairro. Os itinerários para cada região podem ser acessados aqui.


Já os Ecopontos são instalados em quatro bairros da cidade: Golfinhos, Tinga, Martim de Sá e Massaguaçu. Além dos materiais recicláveis, é possível descartar também pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos de construção civil, podas e que podem ser entregues voluntariamente por munícipes ou catadores. Saiba mais aqui.


Toda reciclagem recolhida beneficia famílias que atuam diariamente nas duas cooperativas cadastradas com a Prefeitura, nos bairros Pegorelli e Ponte Seca. Os cooperados recebem os materiais, fazem a triagem e vendem, como forma de geração de renda.


A reciclagem é tão importante, pois colabora com o meio ambiente, poupa os recursos naturais, reduz a poluição e cria empregos para muitas pessoas.


Adote esta prática em casa. Separe os materiais recicláveis do lixo orgânico. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados. Lave as embalagens e seque antes de depositar nos coletores, assim evitará a atração de insetos. Evite deixar a coleta seletiva em sacos iguais aos da coleta municipal. Dê preferência para caixas de papelão.


Para solicitar que o caminhão da Coleta Seletiva retire materiais em sua casa, faça o pedido pelo Canal 156 ou na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, no telefone: 3897-2530.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

コメント


bottom of page