top of page

Caraguatatuba recebe visita de técnicos da Defesa Civil do Estado para vistorias em áreas de risco


A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu na tarde de terça-feira (23) a visita de técnicos da Defesa Civil do Estado e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), que vieram fazer vistorias em áreas de risco no município.


A equipe atendeu à solicitação do coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, Capitão Campos Júnior. Após as chuvas fortes ocorridas na cidade durante o fim de semana e a chuva contínua durante a semana, com acumulados registrados em mais de 100mm em 72 horas, o coordenador solicitou apoio do Estado para fazer uma análise das áreas mais críticas.


A vistoria foi feita em um único ponto crítico, no bairro Estrela d’Alva, região central da cidade, onde, durante as chuvas, houve um acúmulo de grande volume de lama na base da encosta de um morro e ao longo da rua Aldair José dos Santos. Foi verificado que a origem da lama é de um platô sem vegetação, no topo do morro.


Também durante a vistoria, as equipes estiveram em contato com os moradores do local, para transmitir orientações a respeito dos riscos observados na área.


A Defesa Civil municipal prossegue com o monitoramento, visando o acompanhamento da evolução dos processos de instabilidades geotécnicas, processos erosivos nos taludes e bolsões de acúmulos de água que foram detectados no topo da encosta.


Será dada atenção especial à área quando registrados altos índices pluviométricos, para os períodos de 24h e acumulados de 72h, conforme protocolos adotados nos Planos Preventivos de Contingência da Defesa Civil local.


Estado de Observação


As previsões de chuva para esta quarta (24), de acordo com o modelo WRF do CPTEC/INPE (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), é de 8 a 22 milímetros por dia. E para quinta-feira (25/1) de 8 a 25 milímetros.


De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na manhã de quarta-feira, os pluviômetros registravam acumulados de 117,34mm em 72 horas no bairro Tabatinga, região Sul e 58,89mm no Rio do Ouro, região central.


Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

Bình luận


bottom of page