top of page

Caraguatatuba: Parque Juqueriquerê terá trilha interligada de quase 1 km de extensão


O Parque Natural Municipal Juqueriquerê está prestes a receber uma trilha interligada de quase 1 km de extensão, que oferecerá aos visitantes a oportunidade de explorar toda a unidade de conservação de forma mais dinâmica e completa.


A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, visa proporcionar uma experiência única em contato direto com a natureza. A trilha interliga diversos trechos, permitindo que as pessoas caminhem por todo o parque, contemplando a fauna e flora local, mas sem necessidade de intervir nas áreas de recreação.


O percurso tem início na Trilha do Esquilo, com 250 metros de extensão, seguida pela trilha do Teiú, com cerca de 120 metros. Em seguida, os visitantes chegam ao píer do rio Juqueriquerê e acessam a Trilha da Capivara, com aproximadamente 150 metros. O último trecho leva à entrada do parque, próximo à guarita, e totaliza mais 250 metros percorridos.


Os guias e voluntários capacitados conduzem os visitantes pelos pontos estratégicos para avistar os animais. Nas trilhas, é comum ver uma grande variedade de pássaros, além de rastros de capivaras e pegadas de lagartos, como os teiús. Os esquilos também costumam fazer suas aparições, e são responsáveis por encantar as visitas.


Além de oferecer momentos de lazer e diversão, o Parque Juqueriquerê ainda une a conscientização ambiental e ressalta a importância da preservação das espécies locais.


As trilhas estão quase finalizadas e em breve serão inauguradas e abertas oficialmente ao público. O parque está localizado na Avenida José Herculano, 5.030, no bairro do Porto Novo, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30. Aos sábados, domingos e feriados, funciona das 9h às 16h.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

bottom of page