top of page

Caraguatatuba: Operação Verão Saúde tem reforço em UPAs, testagem e vacinação contra Covid-19



A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a Operação Verão 2022/2023 para dar conta do atendimento de pacientes que procuram, nesta época do ano, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Centro, Norte e Sul.

Durante toda a temporada de verão, são esperadas pelo menos 1,5 milhão de pessoas visitando a cidade e para que não haja sobrecarga nos equipamentos hospitalares, em cada UPA será acrescentada uma equipe com médico, enfermeiro e auxiliares.

Já a Casa de Saúde Stella Maris e o Hospital Regional do Litoral Norte, que servem de retaguarda ao município, também farão esquemas especiais de plantão neste período.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá mais um colaborador nas equipes. A corporação contará com quatro ambulâncias de atendimento básico e uma de suporte avançado.

Covid-19 Além disso, a Secretaria de Saúde também adquiriu 20 mil testes para realizar a coleta de exames em pacientes que apresentarem os sintomas da Covid-19. A Prefeitura de Caraguatatuba tem reforçado a campanha de vacinação contra Covid-19 e a importância de completar o esquema vacinal para se proteger do vírus.

A cidade aplica a 4ª dose para pessoas com mais de 18 anos de idade e também a 1ª dose para crianças de seis meses a menores de três anos de idade com comorbidades. O município ainda mantém aberta 24 horas a aplicação das doses da vacina contra a Covid na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Importante ressaltar que em Caraguatatuba é obrigatório o uso de máscaras em transporte público e nas unidades de saúde, além da recomendação do uso de máscaras em locais com aglomerações.

Segundo o secretário de Saúde, Gustavo Boher, as medidas são necessárias para atender a demanda de pessoas que passam a circular no município neste período. “Precisamos garantir a qualidade do atendimento e também se preocupar ainda com a Covid-19. São ações necessárias para diminuirmos ao máximo a possível disseminação do vírus e suas variantes”, explicou.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC


bottom of page