top of page

Caraguatatuba inicia vacinação contra dengue em jovens de 10 a 14 anos


A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (13), a vacinação contra dengue em jovens de 10 a 14 anos. A imunização está sendo feita por meio de agendamento no aplicativo 156 e até o momento, 535 pessoas foram agendadas.


O município recebeu do Governo Estadual, 2.321 doses da vacina e o público alvo contempla 8.509 pessoas, um número muito abaixo do necessário, por isso, a Prefeitura optou pela estratégia do agendamento, visando uma melhor organização.


A solicitação deve ser feita através do aplicativo 156, na área ‘vacinação contra dengue’. O paciente será notificado da data de agendamento, por email e push no próprio aplicativo.

A vacina contra a dengue é aplicada em esquema de duas doses com um intervalo de três meses, e tem o objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.


Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Se houve a contaminação por dengue após a primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.


A vacinação contra a dengue não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.


A vacinação é realizada em todas as unidades de saúde, exceto da Tabatinga, de acordo com o agendamento prévio pelo Canal 156. Pais ou responsáveis devem comparecer com documento de identificação e a caderneta de vacinação.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

コメント


bottom of page