top of page

Caraguatatuba ganha Parque Natural do Juqueriquerê


A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou oficialmente no dia 20 de abril o Parque Municipal Natural do Juqueriquerê.


Totalmente integrado à natureza, o parque foi construído em uma área de 5.298,17 m² dos 35 mil m² da Unidade de Conservação.


O espaço contempla um Centro de Educação Ambiental, alojamento para pesquisadores, dois Centros de Estudo, um Orquidário, um Observatório e um deck. Também há espaço para caminhada que leva para uma área de contemplação do rio Juqueriquerê, o maior navegável da região.


Diversas autoridades participaram da cerimônia, entre elas, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, o presidente da Câmara, Tato Aguilar, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Leandro Caetano, e o deputado estadual Guilherme Cortez.


“É uma obra esperada e que vai ajudar muito os estudos e pesquisas sobre o entorno do Juqueriquerê, bem como oferecer educação ambiental para os estudantes do município”, disse o prefeito.


O investimento é do Governo do Estado no valor de R$ 1,2 milhão e o parque será gerido pela administração pública municipal.


O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê está localizado na Avenida José Herculano, 5.030, no bairro do Porto Novo. O Parque do Juqueriquerê funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30.


Ao entrar no espaço, o visitante preenche um formulário e informa o horário de saída, ao término do passeio. A partir de maio, a Unidade de Conservação abrirá aos finais de semana e feriados.


As visitas de grandes grupos como escolas, faculdades e associações podem ser agendadas na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) pelo telefone (12) 3897-2530 ou e-mail meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br. A sede fica na Rua Santos Dumont, 502, no Centro. O atendimento ao público vai das 9h às 16h30.


Mais informações sobre o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê estão disponíveis no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na área da Secretaria de Meio Ambiente.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

bottom of page