top of page

Caraguatatuba ganha nova imagem do Padroeiro e iluminação do Morro Santo Antônio


Caraguatatuba está em festa com a entrega oficial, na tarde de sábado (8/7), da nova imagem do Santo Padroeiro – Santo Antônio. A cerimônia contou com a presença de centenas de pessoas, que também assistiram a inauguração do sistema de iluminação do morro de acesso à estátua.


Durante o evento, foi realizada uma missa campal, aos pés da nova imagem, presidida pelo bispo Dom José Carlos Chacorowski, que abençoou e incensou o novo Santo Antonio.


Ao lembrar da história de Caraguatatuba, o bispo destacou os momentos trágicos que colocaram à prova a fé da comunidade. “Mas somos formados por um povo de fé. A nenhum de nós falta o sonho, a esperança e projetos de paz, e Santo Antonio, da humildade, do amor à natureza, nos foi enviado para semear a paz!”


A cerimônia também prestigiou 11 artistas que participaram da instalação da imagem. O prefeito Aguilar Junior agradeceu a todos os que trabalharam para a realização da obra e destacou a parceria com a Igreja Católica. “Foi um trabalho árduo até chegarmos a esse momento”. Também fez um agradecimento especial à Caraguá Luz, que implantou a iluminação “proporcionando mais oportunidades aos que gostam de visitar esse tão importante ponto turístico e devocional de nossa cidade”.


A população aprova


Chamado de o guardião da imagem de Santo Antonio nas procissões e peregrinações, Pedro Luiz Ferreira, vai sempre à frente, carregando consigo a imagem do Padroeiro. Para ele, “é uma grande satisfação ver a nova imagem tão semelhante à imagem real do santo”. Ficamos felizes e Caraguá merece!”, completa.


Moradora da cidade há mais de 60 anos, Vanda Lúcia Domiciano aplaude a iniciativa de revitalizar a imagem. Ela conta que já levou um amigo seu, do Canadá, até o alto do morro. “É um ponto turístico importante e espero que a nova imagem atraia ainda mais os turistas”.


Murillo Anderson, de 15 anos, conhecido em Caraguatatuba como “Pequeno Valente”, tem uma relação especial com Santo Antonio e foi à inauguração para estreitar ainda mais seus laços de fé. Ele conta que quando criança teve uma severa doença nas pernas, sem possibilidades de cura. Perguntado sobre o que fez ele voltar a andar, com sua saúde recuperada, Murillo disse: “Foi minha fé em Santo Antonio”.


E a fé também motivou Rosana Leite Ayllon a participar do evento. Nascida em Caraguatatuba e devota do santo, lembra que fez uma promessa pela cura de sua filha. “Tive a graça alcançada e desde então, subo o morro todos os anos em agradecimento”. Para ela, a revitalização da imagem do padroeiro foi fantástica. De qualquer ponto da cidade podemos vê-lo, lindo!”.

A imagem


A nova imagem de Santo Antonio é feita em fibra de vidro e tem 20 metros de altura. Seu interior é composto por uma estrutura metálica. Ela monocromática e protegida por um sistema de para-raios para não danificar a estátua em casos de intempéries. A imagem conta com uma iluminação específica para sinalização aérea de segurança para aeronaves.


Já para iluminação, foram instaladas pela concessionária Caraguá Luz cerca de 70 luminárias de LED de 25 Watts, com temperatura de cor mais baixa para não incomodar os animais existentes na mata que circunda a estrada. Além disso, foram instalados dois painéis geradores de energia fotovoltaica, uma vez que a energia gerada no trecho será solar.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

Comments


bottom of page