top of page

Caraguatatuba: Fundacc participa do Dia Internacional da Animação


O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais e as exibições acontecem em várias cidades de norte a sul do Brasil. A Mostra Oficial é exibida simultaneamente, no dia 28 de outubro e Caraguá participa também em 2023.


A mostra acontece no dia 28 de outubro nos Polos Culturais da Fundacc no Massaguaçu e Perequê-Mirim, às 19h30, com entrada gratuita. A classificação indicativa para a mostra Infantil é livre. A Mostra Nacional não é recomendada para menores de 14 anos e a Mostra Internacional não é recomendada para menores de 12 anos.


O Polo do Massaguaçu está localizado na Rua José Jerônimo, nº 400 e o do Perequê-Mirim, na Rua José da Costa Jr, nº 2161.


O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.


Ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzido no Brasil é a missão do DIA, mudar a ideia de que animação é algo restrito às crianças. Entretanto, fazendo questão de selecionar uma programação infantil com curtas de alta qualidade que é também uma maneira de formar público.


Neste ano foram inscritos 180 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados pelo júri, 12 filmes para a Mostra Nacional (classificação indicativa 14 anos) e 8 para a Mostra Infantil (classificação indicativa Livre). A Mostra Internacional (classificação indicativa 12 anos) foi montada através de curadoria com 5 filmes vindos da Inglaterra, Argentina, Austrália e Canadá.


Trajetória


A primeira edição foi em 2004 no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores. Desde então, as exibições foram alcançando mais cidades em diferentes lugares do país, chegando hoje a mais de 100 cidades em todas as regiões do Brasil!


A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.


Nesses 20 anos o DIA já teve a honra de exibir curtas de realizadores independentes, estudantes e obras premiadas no Brasil e no exterior, como Guida (Rosana Urbes), Viagem na Chuva (Wesley Rodrigues), Dossiê RêBordosa (Cesar Cabral), O projeto do meu pai (Rosaria), Torre (Nádia Mangolini), entre outros.


Confira as cidades participantes e horários e demais informações em: www.diadaanimacao.com.br


Redes sociais:


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

bottom of page