top of page

Caraguatatuba entrega iluminação da ciclovia em trecho da Tamoios e beneficia moradores locais


A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, realizou nesta terça-feira (30), a entrega oficial da nova iluminação do trecho de ciclovia na chegada da Rodovia dos Tamoios, local que dá acesso aos bairros do Jaraguazinho, Ponte Seca e Rio do Ouro. A iniciativa era aguardada há bastante tempo pelos moradores da região.


A cerimônia foi realizada na presença do prefeito Aguilar Junior, ao lado do Secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, e vereadores Jair Silva, Gil Oliveira, Oswaldo Pimenta Neto, o China, e Islando Ramos Pessoa, Bigode. Além disso, contou com representantes da Concessionária Caraguá Luz.


O projeto contempla a instalação de 28 postes metálicos de sete metros de altura, com 28 luminárias de 40 Watts e oito spots de 15 Watts, sendo quatro spots em cada um dos dois túneis do local, totalizando 36 luminárias. O serviço compreende um trecho de 900 metros, que vai do Supermercado Shibatão até a entrada do Jaraguazinho, passando inclusive por trás da alça de acesso de subida da Nova Serra Tamoios.


A execução dos trabalhos, que envolveram a instalação dos postes, cabeamento e luminárias, ficaram a cargo da empresa Caraguá Luz. Já o material utilizado foi adquirido pela Concessionária Tamoios.


O prefeito ressaltou que, mesmo durante o período em que o local estava sem iluminação, foram realizadas substituições de luminárias em pontos estratégicos ao longo do trecho que sobe o contorno para Tamoios, proporcionando maior visibilidade e conforto para os moradores e usuários da via. Além disso, a concessionária construiu um novo canteiro central, que recentemente foi recomposto, e ainda estão previstas a instalação de novas luminárias.

Todo o investimento é uma grande conquista para nossa cidade. Com a implementação de mais de 26 mil pontos de iluminação de LED, estamos proporcionando um salto significativo em termos de segurança pública e colocando Caraguatatuba no mapa como uma cidade referência nesse quesito. E todo investimento também é possível graças a união de forças com a empresa Caraguá Luz, que tem desempenhado um papel fundamental na entrega de uma iluminação pública mais segura e eficiente.”, afirmou o prefeito.


Os moradores comemoram a conquista, que representa mais segurança e possibilita a utilização da ciclovia em horários noturnos. Fábio Luiz de Jesus, que acompanhou de perto a inauguração, disse que aguarda esse momento há seis anos e que é uma satisfação ver o trecho completamente iluminado, trazendo mais segurança e tranquilidade às pessoas que acessam diariamente a pé ou de bicicleta.


“Antes, tínhamos receio de utilizar esse trecho quando estava escuro, pois a falta de iluminação trazia insegurança. Agora, com essa nova iluminação, poderemos transitar com muito mais tranquilidade. Além disso, esse trecho é a porta de entrada da cidade, e é bom ver projetos que deixam Caraguatatuba mais bela e mais segura para todos”, destacou.


Mais projetos de iluminação


Novos projetos estão previstos para ocorrerem nos próximos meses até o início de 2024. O prefeito Aguilar Junior anunciou que a iluminação do trecho do bairro Sumaré até a entrada do bairro Casa Branca, será realizada no início do próximo ano. Além disso, o trecho da ciclovia, que vai do trevo de entrada da cidade até o limite com o município de São Sebastião, será concluído ainda este ano.


Outra entrega que está programada é a iluminação na região sul, na rotatória do trevo entre a Rua José Geraldo Fernandes da Silva filho e Avenida Avelino Alves dos Santos, no bairro Pegorelli. Essa obra será concluída nos próximos dias.


A prefeitura também está trabalhando a infraestrutura na região norte da cidade, no trecho da Cocanha, passando pela Mococa até o limite com a cidade de Ubatuba.


Além das iluminações ornamentais, a administração municipal tem investido na iluminação do crescimento vegetativo, que consiste na extensão da rede de iluminação pelos bairros. Essa manutenção é realizada regularmente pela concessionária Caraguá Luz, visando oferecer uma iluminação adequada e segura para a comunidade.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

bottom of page